Fechar

COLUNISTAS

Chegou a primavera! Onde acompanhar as chuvas?

Publicado por Acácio Cordioli / De olho no céu, 18:00 - 23 de setembro de 2019

Hoje começa a tão aguardada primavera e também a temporada de tempestades no hemisfério sul.


Nós que buscamos registrar esses eventos de tempo severo, consideramos a temporada o período entre o início da primavera (23/09) e o fim do verão (20/03), climatologicamente falando, a época do ano em que mais ocorrem eventos de chuva forte no hemisfério sul.


Pensando nisso, preparei este post para responder uma das perguntas que mais recebo: "Como você sabe que a chuva esta chegando?".


Bem, são vários os sites que eu utilizo para monitorar as chuvas aqui na região de Maringá, mas resumidamente os mais fáceis e úteis são os sites do IPMet/Unesp e Simepar. Em ambos você encontra imagens de radares e satélites. Porém, aqui vai um destaque especial ao site do IPMet/Unesp, que é o que eu mais utilizo e o que te dá mais liberdade para acessar os dados.


No site do IPMet/Unesp você encontra as imagens compiladas dos radares meteorologicos que estão instalados nas cidades de Bauru e Presidente Prudente/SP, e felizmente eles alcançam nossa Maringá. A grande diferença para as imagens do radar do Simepar, isso pensando focadamente em Maringá, é que nas imagens do radar do IPMet você consegue dar zoom, conseguindo observar se a chuva já chegou na cidade ou no seu bairro.


Outra ferramenta muito boa que o site disponibiliza é seu sistema de alerta de temporais, diferentemente do alerta emitido da Defesa Civil que geralmente tem um tempo de vigência de 6h, ou seja dentro de 6h você pode ter chuvas fortes, ventos [...], no alerta do IPMet o tempo de vigência do alerta é de apenas 30 minutos, isso é excelente para quem quer registrar uma tempestade


Isso porque você já sai sabendo que ela esta perto, e não que ela pode ocorrer a qualquer momento dentro das proximas 6h. Para receber os alertas é simples, basta autorizar que o site acesse sua localização e clicar em "Permitir recebimentos dos alertas" neste link.


Há alguns anos eles enviavam os alertas via SMS, mas aparentemente não enviam mais, uma pena. Outras maneiras de ter acesso aos alertas é seguir o Twitter do IPMet.

Pois bem, para que não percam tempo procurando no site as imagens dos radares, embora não seja difícil, aqui seguem alguns links onde você encontra vários produtos voltados as imagens dos radares:


Imagem do radar - https://www.ipmet.unesp.br/2imagemRadar.php Essa é a mais basica. Você acessa a imagem atual do radar, porém, não consegue dar zoom nem ver as imagens anteriores.


Radar animado - https://www.ipmet.unesp.br/2animRadar.php Aqui você encontra a imagem animada do radar.


Radar cidades - https://www.ipmet.unesp.br/2radarCidades.php Nesta parte o mapa alem da imagem do radar com uma resolução melhor você também encontra o mapa com a divisão dos municipios, Maringá é a cidade que esta circulada em vermelho. 

Bloco de Imagem

Maringá é a cidade circulada em vermelho

Radar PPI GIS - https://www.ipmet.unesp.br/alerta/ppigis/ Este é o destaque do site. Aqui você pode dar zoom na imagem e ver em que bairro da cidade esta chovendo, além de conseguir adicionar algumas camadas e medir a distância que a chuva esta de sua casa, entre outras informações.


Por fim, pelo fato do IPMet ser do estado de São Paulo, você pode não encontrar algumas informações sobre a previsão e boletins do tempo de cidades aqui do Paraná. Mas se quiser saber sobre é só acessar o site do Simepar, que lá você encontra essas informações.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo