Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Crie novos resultados


Por Gestão na Prática Publicado 07/01/2019 às 22h00 Atualizado 19/02/2023 às 14h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Semana passada entendemos a importância de estabelecer valores e princípios organizacionais para desenvolvimento de uma Gestão +Prática. E hoje, iremos conhecer a ferramenta que irá nos auxiliar a buscar novos resultados de maneira F.O.FA!

O que significa FOFA?

A FOFA (em português, ou do inglês SWOT) é uma ferramenta de Gestão que permite fazer o diagnóstico empresarial. FOFA significa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Quando devo utilizá-la?

É comumente utilizada durante elaboração ou reestruturação de Planejamento Estratégico Anual, mas sugiro que você não se prenda a essa regra e sim na seguinte sugestão: Utilize e aplique a FOFA todas as vezes que você sentir necessidade de dar um “UP” em seu negócio, ou quando tiver que tomar decisões de impacto, ou quando decidir lançar um novo produto, pois independente do porte e segmento da sua empresa, o que lhe permite crescer exponencialmente é a disciplina em analisar criticamente o status/andamento dos planos de ações, permitindo monitorar a estratégica completa do ambiente que o seu negócio está inserido.

Quais os benefícios da F.O.F.A?

Proporciona melhoria no conhecimento sobre o negócio (revela características que muitas vezes não são óbvias) e melhoria no conhecimento sobre o mercado (visão essa que pode ser vital para a sustentabilidade da empresa).

Como analiso?

Na matriz FOFA/SWOT dividimos o ambiente interno e externo do negócio. Forças e fraquezas são fatores internos, são aqueles que você EMPREENDEDOR pode controlar diretamente através da Gestão. Oportunidades e ameaças são fatores externos ao seu negócio e não se pode controlar. Porém, mapeando e entendendo esses fatores nos permite traçar estratégias que transformam crises em oportunidades disfarçadas.

Quais os passos para aplicar?

– Levantar informações sobre o ambiente interno (coletar opinião de clientes e colaboradores quanto à imagem da empresa, processos, produtos e serviços);

– Levantar informações sobre o ambiente externo (Fontes do setor do seu negócio, sites, jornais, sindicatos, opinião de especialistas, análise dos principais concorrentes);

– Criar uma planilha e listar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças observadas durante a análise F.O.FA.

O que mais?

Após listar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, devemos priorizar itens que percebemos maior relevância, pois se selecionarmos muito itens a matriz se torna complexa, e se selecionarmos pouco a mesma se torna ineficiente. A sugestão é utilizarmos pelo menos 5 itens (por categoria) de maior relevância e assim montamos a Matriz SWOT/FOFA.

Como coloco em prática?

Após estabelecermos o grau de relevância na matriz, agora é o momento de montarmos o plano de ação, com base na ferramenta 5W2H.

O que fazer para potencializar nossas forças? Como fazer para aproveitar as oportunidades do mercado? Quando? Qual investimento para erradicar os pontos fracos? Que ameaças persegue meu negócio?

Montei o plano de ação e agora?

A maior falha no uso FOFA é pensar que bastar preencher a lista/ planilha, isso é só o começo!!! Essa ferramenta permite a análise e autoconhecimento do seu negócio, e pra que isso dê certo, é importante que VOCÊ exerça sua liderança e persiga o propósito para fazer o negócio acontecer.

Semana que vem, iremos comentar sobre a importância dos indicadores de desempenho para uma Gestão orientada a resultados.

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

 

Foto da capa: Ilustrativa/Pixabay

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…