31 de julho de 2025

Quer impulsionar os resultados na sua empresa?


Por Lilian Caetano Bueno / Gestão na Prática Publicado 29/05/2019 às 11h45 Atualizado 22/02/2023 às 15h59
Ouvir: 04:03

Olá!

Hoje iremos conhecer melhorias substanciais que quando aplicadas permitem uma gestão sustentável, impulsionando e ampliando a segurança dos negócios. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

Ao analisarmos os trabalhos realizados em consultoria empresarial, por meio de documentais, auditorias e informações obtidas junto aos colaboradores e empreendedores, constatamos a ausência de 5 ações de acompanhamento básicos na Gestão. Pode parecer reduntante a informação, mas a especialista em Finanças, Rosinéia Silva relata: “Empreendedor que não se atenta aos detalhes básicos gerencia consequências complexas”.

O fato é que se a base operacional estiver fragmentada, dificulta-se a gestão do seu negócio e impossibilita-se uma visão adequada do empreendimento. As tomadas de decisões, assim tornam-se ineficazes. Por isso, independentemente do porte do seu negócio, pare e avalie essas etapas. Se for necessário, recue e reavalie o processo, com isso, obtem-se as melhorias nos resultados.

Pontos de atenção que devem ser implementados

Ação 1- Analisar e estudar o mercado de atuação – As pesquisas cotidianas referentes ao mercado de atuação têm que ter prioridade máxima, analisando o perfil de seus clientes, entendendo as necessidades e expectativas do público consumidor para que a empresa possa investir e traçar as ações corretas de gestão para o negócio. Conheça seu nicho de mercado, atente-se para a curva ABC do seu faturamento, esse importantíssimo relatório gerencial diz muito sobre a sua representativade no mercado.

Ação 2 – Planejamento – Objetivos, estratégias e indicadores bem definidos geram planos de ações efetivos. Planejamento sem monitoramento impacta em seu faturamento. Ou seja, só planejar não vai resultar em impactos positivos. Um plano estruturado precisa ser executado, monitorado e analisado criticamente mensalmente.

Ação 3 – Seja racional – Decisões tomadas no calor da emoção podem gerar prejuízos enormes e deixar sequelas por muito tempo na empresa. Erros na tomada de decisão principalmente quando envolvem recursos financeiros podem afundar a empresa em dividas atrapalhando os resultados e gerando prejuízos. Conheça o resultado de seu negócio (fluxo de caixa). Controle suas contas a pagar e a receber, seu faturamento mensal, elabore relatórios gerenciais para conhecer o resultado (lucro/prejuízo) a fim de possibilitar a correção e com isso podendo tomar a decisão correta.

Ação 4 – Separe a Pessoa Jurídica da Física – Estipule um valor fixo de retirada mensal do sócio(s). O sócio (proprietário) deverá ter remuneração pelo pró- labore (mensal) que consiste no valor necessário e suficiente para cobrir suas despesas e investimentos pessoais. Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais são falhas graves e que muitos empreendedores ainda continuam nessa escolha, a questão é que existe uma linha tênue entre empreender e ficar patinando no empreendimento e quem fica patinando é quem escolhe misturar CPF com CNPJ.

Ação 5 – Contratação das competências necessárias – Deixe de focar em salários menores, contrate competências. Invista na capacitação dos seus colaboradores. Pessoas capacitadas produzem mais e com qualidade, trabalham motivadas e impactam nos resultados da sua empresa.

Conclusão

– Ficar atento ao mercado e se antecipar às tendências que podem impactar nos negócios;
– Planejamento altera faturamento;
– Evite tomar decisões quando estiver emocionalmente envolvido com os problemas;
– A movimentação financeira da empresa deverá englobar somente as receitas e despesas próprias e inerentes a sua atividade econômica ( CNPJ X CPF).

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Agosto deverá ter mais chuva no País e mais frentes frias em SP


O mês de agosto, que começa nesta sexta-feira, 1º, será marcado por neutralidade na região do Oceano Pacífico, ou seja,…


O mês de agosto, que começa nesta sexta-feira, 1º, será marcado por neutralidade na região do Oceano Pacífico, ou seja,…

Geral

Itália: cidadania restrita não atinge pedidos antigos


A Corte Constitucional da Itália publicou nesta quinta-feira, 31, decisão que determina que não há limite geracional para reconhecimento da…


A Corte Constitucional da Itália publicou nesta quinta-feira, 31, decisão que determina que não há limite geracional para reconhecimento da…

Geral

MPF pede uma série de vetos ao novo licenciamento ambiental: ‘risco de retrocesso’


O Ministério Público Federal defende, em nota técnica entregue ao Palácio do Planalto, o veto a mais de 30 dispositivos…


O Ministério Público Federal defende, em nota técnica entregue ao Palácio do Planalto, o veto a mais de 30 dispositivos…