Fechar

COLUNISTAS

Você acredita que existe QUALIDADE sem planejamento?

Publicado por Lilian Caetano Bueno / Gestão na Prática, 13:50 - 23 de September de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Olá!


Hoje vamos refletir sobre o alinhamento da Gestão de Qualidade com o Planejamento. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.


LÁ VEM VOCÊ, NÉ LILIAN. Como assim "alinhar Qualidade com Planejamento". Eu conheço muitos empresários sem o hábito de PLANEJAR e mesmo assim o produto e serviço têm qualidade, bom atendimento. Eu penso, Lilian, que é possível ter qualidade sem planejamento......


SERÁ?


Primeiramente precisamos entender que a GESTÃO DA QUALIDADE tem vários formas de controle, desde a entrada+processos+saída+clientes final. Sendo assim, se o cliente recebe o produto no prazo devido, se está satisfeito com o atendimento e a aplicação do produto, isso é ótimo, mas é apenas uma vertente do negócio.


Quando inicia-se um negócio muitas são as vezes que a estratégia prioritária é: “#Bora fazer nosso negócio aparecer, vamos divulgar nossos produtos, serviços e nossa marca, #Bora atender e superar a expectativa do cliente tanto em atendimento, prazo e preço compatível com o mercado” e por aí vai. Mas chega um momento que se o empreendedor não parar para analisar todas as interfaces da empresa, o que poderia ser um “machucado”na Gestão pode ser tornar uma hemorragia.


Hemorragia, ixe, não entendi nada, como assim?


Em meus atendimentos de consultoria costumo utilizar esse exemplo, durante o dia a dia de trabalho nós Gestores precisamos lidar com os problemas/eventualidades, e como nosso foco é solucionar a dor do cliente, muitas são as vezes que fazemos de tudo para atender o cliente com o melhor atendimento, diferencial, prazo, acessibilidade, preço e muito mais, porém se deixarmos de fazer o check-up”em nossa Gestão, como vamos saber se os problemas (vamos chamá-los de machucados) estão “inflamando” a ponto de refletir numa hemorragia financeira?


Desde 2009 tenho contato com a ABNT NBR ISO 9001 E 14001, e posso te garantir que muitas são as empresas que possuem um sistema de certificação, possuem qualidade de um processo, mas muitos atuam somente na eficácia (atingem o objetivo, porém não analisam efetividade), ou seja, tem todos os tópicos da ABNT NBR ISO 9001 mas a efetividade não acontece, porque até mesmo o Planejamento que a norma exige acaba muitas das vezes existindo somente no papel, e papel aceita tudo!


A sugestão para empreender com qualidade é praticar essas etapas: Planejar, Executar e Monitorar o planejamento estratégico.


Agora se você, Gestor, pagar para um especialista lhe ajudar na elaboração do Planejamento e depois colocar numa gaveta, planilha, arquivo, software e depois nunca mais olhar para ele, meu conselho é: Não jogue seu dinheiro fora, o consultor irá te ajudar a direcionar, mas a execução é por sua conta e da sua equipe, por isso meu segundo conselho é: Desenvolva em seu empreendimento a cultura de fazer as coisas acontecerem!


Quer saber como?


Planejando NO papel e praticando as ações FORA do papel, você pode fazer isso com Post-it, da maneira mais simples e visual, apenas desenvolva o hábito de executar e monitorar o que planejou.


O que quero dizer com tudo isso?


Qualidade não é mais um diferencial quanto a entregar um produto ou serviço, é uma obrigação!


Porém muitas são as vezes que se você Empreendedor, Intraempreendedor, Gestor deixar de planejar e monitorar as ações das interfaces da sua empresa, pode ser que terá alguns pontos individuais de qualidade, mas terá dificuldades de alcançar sustentabilidade financeira!


Para ser eficaz em atender o cliente quanto a preço, prazo e bom atendimento, é preciso ter efetividade em seu processo, mas sem planejar seu processo interno, ele a longo prazo ficará tão falho que seu lucro estará indo pro “ralo”, e quando isso acontece a conta não fecha, e se a conta não fecha meu amigo, o seu negócio é que pode fechar.


E aí, que tal planejar para obter uma Gestão com qualidade efetiva?


Conclusão



- Sem planejamento não existe Gestão de Qualidade;
- Sem planejamento as ações direcionadas para a Qualidade se tornam inviáveis (R$);
- Sem planejamento a Qualidade vive de improviso, isso não é sustentável para seu negócio;
- Empresa de qualidade é empresa que planeja.



Grande abraço!


Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo