Fechar

COLUNISTAS

Como fazer e cuidar de uma kokedama

Publicado por Rosangela Oldemburg/Paisagismo em Formas e Cores, 10:15 - 08 de Novembro de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Lar Doce Lar

Oi, você já ouviu falar em kokedama?


Pois bem, hoje vamos falar sobre as famosas "bolas de musgo". Sim, este é o significado de kokedama.


Essas bolas de musgo são feitas com com terra, substrato, linha colorida ou barbante e, claro, musgo (muito musgo). Nelas plantamos várias espécies de plantas.


Difícil? Negativo. Super fácil de fazer uma kokedama.


Você vai escolher uma planta de sua preferência e ver o local onde sua kokedama vai ficar - ensolarado ou sombra. Isso é muito importante.


Aqui vai uma dica: dependendo da planta a ser utilizada, os materiais podem sofrer alterações. Esse é o caso das orquídeas, suculentas e cactos, por exemplo.


No caso das orquídeas, utilize um substrato como fibra de côco, além de cascas de pinus, para promover uma aeração melhor da planta.


Já pra suculentas e cactos nada de substrato no interior da kokedama, apenas para forrar a superfície externa, já que os musgos absorvem muita água e assim pode-se prejudicar o desenvolvimento da planta de clima árido.

Bloco de Galeria

Mãos à obra!


Passo a passo para fazer sua kokedama:


1. Retire o máximo possível de terra que envolve a raiz da planta escolhida, com todo cuidado para não danificá-la;


2. Pegue uma boa porção de musgo, molhe bem e envolva a raiz da planta com delicadeza amarrando com uma linha meia grossa. O musgo vai garantir a umidade e a absorção dos nutrientes pela planta;


3. Faça uma massa com o substrato, terra e água. Essa massa deve ser modelada junto a planta, virando assim uma bola de terra proporcional ao tamanho da planta;


4. Em seguida, coloque o musgo em volta dessa bola e cubra completamente fazendo uma leve pressão;


5. Finalize a kokedama usando linha ou barbante. Vá contornando toda a bola. Enrolando mesmo;


6. Depois com um pedaço do mesmo barbante ou linha, prenda na bola para pendurá-la ou se preferir pode deixar em cima de um móvel, não esquecendo de colocá-la sobre um objeto para fazer de suporte. Pode ser uma bolacha de madeira, ou um suporte de prata para sofisticar ainda mais sua kokedama.

Bloco de Imagem

Foto: Pinterest

Como cuidar da kokedama?


É preciso manter alguns cuidados com as kokedamas. Eis os critérios:


A cada 15 dias você vai pegar suas kokedamas, retirá-las dos suportes ou onde estiverem penduradas e submergir em um balde com água deixando o suficiente até que perceba que elas estão bem molhadas.


Depois é retirá-las deste recipiente e deixar escoando de forma natural por minutos e voltar a pendurá-las ou colocá-las em seu suporte.


Temos a alternativa de utilizar um borrifador. O interessante é borrifar de forma direta à base das bolas de kokedama para alcançar as raízes uma vez por semana.


Ao fazer a regagem, escolha colocá-las em um local onde possa se molhar, porque a água escorrerá por minutos após a rega de imersão.


O quantitativo e frequência de regagem dependerá de quanto da água teve colocação na regagem passada.


E não esqueça. Planta gosta e precisa de claridade, meio sol/sombra e muito amor.


Gostaram??? Tenho certeza que sim. Então mão na massa, sem medo de ser feliz.


Eu sou Rosangela Oldemburg e estou aqui para tirar suas duvidas também.



Para tirar dúvidas ou obter mais informações mande um email para rooldemburggmconline@gmail.com


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo