13 de julho de 2025

Antisséptico bucal brasileiro inativa em 96% a proliferação do vírus da covid-19


Por Redação GMC Online Publicado 04/12/2020 às 17h00 Atualizado 26/02/2023 às 12h46
Ouvir: 08:31

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a Dentalclean, indústria brasileira de saúde bucal com 26 anos de mercado, direcionou todos os esforços do seu Centro de Pesquisa e Inovação para descobrir, desenvolver e produzir uma fórmula capaz de inativar na boca o acesso do vírus causador da Covid-19 para as vias aéreas, com a tecnologia PHTALOX®).

O DETOX PRO, antisséptico antiviral de 600ml, já foi registrado e aprovado pela ANVISA e deve chegar às gôndolas de todo o país ainda em dezembro de 2020. Com um investimento de mais de R$ 10 milhões destinados para pesquisa, desenvolvimento de produto, ampliação da fábrica e aquisição de equipamentos, a Dentalclean está presente em cerca de 30 mil pontos de venda – varejo almentar, farmácia e lojas virtuais.

Com uma fórmula pensada no consumidor brasileiro de sabor levemente mentolado, sem ardência, com frescor agradável e sem sensação de álcool, o DETOX PRO custará em torno de R$ 30. Também está previsto para 2021, o lançamento do gel dental e spray bucal com os mesmos objetivos.

Foi o pesquisador, Dr. Fabiano Vilhena (Universidade de Odontologia de Bauru – USP), especializado em desenvolvimento de produto, que apresentou a tecnologia PHTALOX® para o Centro de Pesquisa e Inovação da Dentalclean, coordenado por Emerson Rolim, que desenvolveu e testou diferentes fórmulas de antisséptico para que estivesse de acordo com a eficácia e o paladar do consumidor.

Para garantir a comprovação científica, por nove meses, 60 pesquisadores brasileiros da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Bauru), Instituto de Ciências Biológicas da USP, Universidade Estadual de Londrina e Instituto Federal do Paraná estiveram unidos para descobrir e comprovar a fórmula do antisséptico antiviral.

A Dentalclean produzirá e distribuirá o DETOX PRO para todo o Brasil. Para o primeiro trimestre, a estimativa de produção é de mais de 4 milhões de unidades mensalmente nas categorias de Antisséptico, Spray Bucal e Gel Dental com tecnologia PHTALOX®. “Em respeito à população brasileira, inicialmente toda produção será ofertada para o mercado interno. Caso haja excedente, o destino será a exportação”, explica. Nelson Terixeira, diretor geral Dentalclean.

No primeiro momento, todo o esforço é garantir acesso ao produto aos consumidores brasileiros em todas as regiões, nas cidades do interior e por meio do comércio eletrônico. A exportação para outros países se dará pelo licenciamento da fórmula para que as fábricas locais o desenvolvam, tenham menos custos e uma melhor distribuição para que todos sejam beneficiados.

“Com tecnologia brasileira, numa indústria 100% brasileira, nosso objetivo é garantir que os brasileiros tenham acesso ao produto. Depois que isso acontecer, por diferentes canais de distribuição, estaremos abertos às negociações para exportação. O foco primeiramente é atender o Brasil”, afirma o executivo.

Com o objetivo de ampliação e modernização da empresa, a fábrica da Dentalclean e o Centro de Pesquisa e Inovação ganharão uma nova unidade, numa área de 20 mil m2. A planta que já em fase de projeto e construção deve ser inaugurada dentro de três anos.

Detox PRO

O DETOX PRO é uma solução completa antivírus, antibactérias e antifungos. Baseado na tecnologia PHTALOX®, o antisséptico bucal promove a formação de oxigênio reativo a partir do oxigênio molecular presente na saliva, transformando-o em um poderoso agente de combate a microrganismos maléficos à saúde. O oxigênio reativo ataca e inativa a camada de proteção externa do vírus.

Em todos os estudos realizados com o DETOX PRO foi comprovada a redução da carga viral presente na boca. Por conta disso, é um produto eficaz no combate do vírus causador da Covid-19, o Sars-Cov-19. Inativar a transmissão de vírus nas vias superiores do corpo humano é uma das formas mais eficazes de não avançar a doença para as vias respiratórias.

Bloquear o vírus na região bucal impede que ele ganhe forças e avance para o restante do organismo. O antisséptico DETOX PRO teve uma resposta positiva em 96% das amostras testadas, com um protocolo de uso por cinco vezes ao dia durante um minuto, inativando o vírus presente na boca.
Mesmo sem sintomas, a recomendação de prevenção é o uso diário, pelo menos uma vez ao dia, para criar um bloqueio.

“Com um frasco de 600ml, uma pessoa consegue consumir dentro de um mês, usando a dosagem recomendada”, explica o chefe de pesquisa, Dr. Fabiano Vilhena – Cirurgião Dentista Sanitarista e Doutor em Biologia Oral pela Universidade de Odontologia de Bauru – USP.

Segundo o coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação da Dentalclean, Emerson Rolim “o DETOX PR é um antisséptico antiviral e antibacteriano para trazer prevenção ao vírus causador da Covid-19, como também para realizar tratamentos de gengivas, conforme orientação odontológica”, explica Pesquisas similares estavam sendo feitas por outros grupos no mundo, mas é o Brasil que avança com este pioneirismo científico.

Estudos realizados

Para garantir a comprovação científica, as pesquisas levaram nove meses e envolveram seis etapas de estudos, com a participação de 107 pessoas. Desde março – quando se deram os primeiros casos oficiais de Covid-19 no Brasil – foram concluídos os estudos científicos: laboratoriais, séries de casos e estudos clínicos randomizados triplo cego. Os estudos já foram aprovados, submetidos e alguns estão em fase de submissão em revistas científicas internacionais, e serão publicados nos próximos dias.

Outros dez estudos, dentre eles epidemiológicos, clínicos e de caso controle, envolvendo cerca de 2100 pessoas já foram concluídos ou estão em andamento, com novas publicações dos resultados esperadas para o início de 2021. Todas as pesquisas foram aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Ministério da Saúde e registradas no ReBEC – Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos.

“A higiene oral com um antisséptico bucal antiviral inativa o vírus na saliva por meio de um composto que ativa o oxigênio molecular. Ao inativar o vírus, o mesmo para de se espalhar pelo organismo. A tecnologia PHTALOX® faz um bloqueio químico na orofaringe e impede a progressão da doença. Existe um caminho que o vírus da Covid-19 percorre. Ao entrar no organismo, ele vai para a glândula salivar, língua, amígdala e vias respiratórias e lá ele replica para o restante do organismo. A doença tem uma rota. Começa pelas vias superiores e vai para inferiores, além de ativar respostas imunológicas por todo o corpo”, explica Dr. Fabiano Vilhena.

Sobre a Dentalclean

A Dentalclean é uma empresa 100% brasileira de saúde bucal. Há 26 anos no mercado e com quase mil colaboradores, possui uma fábrica de 7mil m2, onde produz três linhas: adulto, infantil e profissional. A empresa está entre as cinco maiores no ranking brasileiro de saúde bucal, de acordo com a Nielsen. Está presente em 30 mil pontos de vendas, nas cinco regiões do País. Possui um Centro de Pesquisa e Inovação, desde 2018, no qual desenvolve soluções para prevenção e apoio ao tratamento de doenças bucais promovendo melhores condições e mais qualidade de vida a todos o indivíduos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação