O envelhecimento populacional é um acontecimento cada vez mais presente no mundo. Com o avanço da medicina e a implementação e ampliação de políticas públicas de saúde, a taxa de mortalidade apresentou uma queda importante nos últimos anos. Portanto, com a diminuição do número de mortes, as pessoas passaram a viver mais.
No que toca às questões sociais, o envelhecimento exige dos governos ações de saúde pública que garantam qualidade de vida para os idosos. A oferta de programas de saúde da família, criação de casas de acolhimento e projetos de acompanhamento específico para essa população são fundamentais.
Em Maringá, o Centro Dia de Apoio ao Idoso surge com o objetivo de garantir um local para que a família possa levar o idoso para passar o dia. Mas, para além disso, oferece um atendimento voltado à preservação e promoção das habilidades físicas, sociais e cognitivas dos idosos. Tendo como base a neurociência, promoção, prevenção e estimulação da saúde do cérebro-mente, o Centro conta com um trabalho multidisciplinar que envolve mais de 40 profissionais de diversas áreas: psicólogos, educadores físicos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas integrativos, psiquiatra, geriatra e médico da família, que realizam atividades terapêuticas estimulantes para ocupar o idoso.
O local é vinculado ao CISC, Centro de Saúde do Cérebro, que existe desde 2008 em Maringá e atende um público a partir dos seis meses com vários tipos de terapias, treinamentos e técnicas. A ideia do Centro foi da psicóloga especialista em Neuropsicologia e diretora clínica do CISC, Mariangela Gamba Maestri. Ela conta que percebeu a necessidade de um local especializado para cuidar do idoso. “Nos dias de hoje está ficando cada vez mais difícil os filhos poderem cuidar dos pais, pois estão no mercado de trabalho e não estão conseguindo conciliar as atividades de cuidados com o trabalho e o sustento”, avalia.
De acordo com ela, a diferença do local está na estrutura e na preocupação com as atividades realizadas.
Atendimento e estrutura
Em um espaço de mais de mais de 8,5 mil metros quadrados, o Centro Dia de Apoio ao Idoso oferece atividades físicas, pilates, sauna, hidroginástica, alongamento, psicomotricidade, projeto saúde para o cérebro, exercícios e atividades para atenção, concentração, memória, planejamento e raciocínios, (estimular, prevenir e estabilizar dificuldades cognitivas). No local, o idoso tem ainda acesso a um salão de palestras, sala de meditação, sala de jogos, 140 clínicas e salão de cabelereiro. “É uma área ampla, com vários projetos para estimulação, entretenimento e saúde para o idoso”, diz Mariangela.
No local, são realizadas reuniões em grupo e, se necessário, individuais, com psicólogos, projeto verbos, atividades com fonoaudiólogos para cuidar do falar, engolir e outras áreas relacionadas à linguagem, projeto de crochê, tricô, costura, projeto de artesanato, argila, madeira e pintura, entre outros.
Com capacidade para 100 idosos, atualmente o Centro atende cerca de 40 pessoas todos os dias. No momento, os idosos passam de uma a duas horas diárias no local. Segundo Mariangela, o atendimento está sendo ampliado, para que o idoso possa passar um turno (manhã ou tarde), ou o dia todo, cinco dias da semana. “Um local onde o responsável pode deixar seu familiar para ser acompanhado com estimulação e acolhimento”, frisa.
Localização
O CISC e o Centro Dia de Apoio ao Idoso estão localizados na Rua Pioneiro Dirceu Palma, 161, Parque Industrial Bandeirantes.
Contato
Mais informações sobre o CISC e o Centro Dia de Apoio ao Idoso podem ser obtidas pelos seguintes canais:
Telefones: (44) 9 – 9157-5666 e (44) 3305-5666
E-mail: contato@ciscsaude.com.br
Instagram: @ciscsaude