Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Cmei Walkiria Fontes em Maringá recebe ‘Entre Fios e Sorrisos’, projeto do Rotary


Por Felippe Gabriel Publicado 10/12/2025 às 17h49
Ouvir: 00:00

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Walkiria Fontes recebeu nesta quarta-feira, 10, o projeto ‘Entre Fios e Sorrisos’ do Rotary Clube, uma iniciativa para promover a saúde bucal infantil e conscientizar sobre a importância do uso do fio dental desde a infância.

O projeto foi desenvolvido por Luciana Murara Miyamoto, que é dentista e esposa do Governador do Distrito 4630, Celso Miyamoto. Segundo ela, a prevenção bucal desde a infância evita a proliferação de doenças iniciais, como a cárie, que é transmissível e pode escalonar para uma perda precoce dos dentes.

“A gente teve como objetivo maior conscientizar e incentivar as crianças a conhecerem e usar o fio dental. É uma maneira que a gente começa a trabalhar a prevenção. Então, a gente começa a inserir no público infanto-juvenil, porque diante de toda a nossa convivência nesse âmbito profissional, a gente vê que é muito difícil as crianças fazerem o uso correto do fio dental, evitando, assim, uma doença inicial, que é a cárie, que vai gerar sofrimentos e até perda precoce de dentes”, disse Luciana.

Imagem do WhatsApp de 2025-12-10 à(s) 14.01.08_6b52e01c
Foto: Equipe GMC Online

A proposta é ensinar de forma lúdica e acessível crianças da rede pública de ensino sobre a importância do autocuidado, com ênfase no uso correto e regular do fio dental como estratégia eficaz para prevenir cáries, gengivites e outras doenças orais.

Além de arrecadar e distribuir fios dentais em escolas públicas, especialmente em regiões onde o acesso a itens básicos de higiene ainda é limitado, o projeto se propõe a oferecer atividades práticas e educativas. As ações respeitarão os diferentes níveis de desenvolvimento das crianças, criando experiências que envolvam e motivem os pequenos a adotarem hábitos saudáveis.

Também foi desenvolvida uma cartilha que será distribuída nas instituições e para as crianças. O caderno contém explicações e técnicas de higiene bucal, como o uso do fio dental, além de páginas ilustrativas para o público infantil com atividades pedagógicas.

“São atividades que a criança só de olhar vai ter o estímulo visual, ela vai conseguir mesmo não sendo ainda alfabetizada, vai poder estar sendo executado com precisão”, explicou a dentista.

Imagem do WhatsApp de 2025-12-10 à(s) 14.01.17_662352eb
Foto: Equipe GMC Online

A equipe do Rotary, que realiza visitas aos centros de ensino para promover a iniciativa e fazer a entrega dos kits de higiene, vivencia a realidade das crianças e atesta a vulnerabilidade da saúde bucal infantil. Os fatores para a falta de acesso aos cuidados, porém, nem sempre possuem relação com o poder aquisitivo das famílias, segundo Luciana Miyamoto.

“O que a gente tem sempre percebido é que nós não podemos ligar o fator de vulnerabilidade social aos cuidados de higiene bucal. Existem muitas crianças que mesmo tendo um poder aquisitivo mais inferior têm cuidados. Eu tenho vivenciado que existem situações de uma escova dental para uma família inteira, as crianças elas não têm a percepção do cuidado diário, não conseguem fazer essa higiene bucal. Existem crianças com perdas precoces de dentes, e apenas ‘crianças ricas’ usam fio dental. Eu vejo que dentro do nosso público ainda tem muita coisa a ser trabalhada dentro da saúde primária”, concluiu a desenvolvedora do projeto ‘Entre Fios e Sorrisos’.

Projeto tem participação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá

Um dos 14 clubes do Rotary em Maringá, o clube Parque do Ingá participa de dois projetos nacionais atualmente. O ‘Mobilidade para Todos’ distribui cadeiras de rodas de maneira permanente para pessoas que necessitam e, neste ano, foram recebidas cerca de 2 mil unidades.

A segunda iniciativa é o ‘Mãos Solidárias’, que já distribuiu cerca de 400 próteses para pessoas que perderam as mãos.

Os clubes Rotary realizam projetos globais em parceria com o Rotary Internacional e projetos distritais para comunidades, em áreas de saneamento, educação, infraestrutura, meio ambiente, entre outros.

“Para aqueles que tem um espírito, um coração ajudador, e que quer estar fazendo parte também, a gente convida a conhecer o Rotary, que a gente precisa de pessoas de várias áreas de profissionais. Então o Rotary é isso, a gente tem projetos grandes e projetos menores, mas que todos têm um
impacto de nível local e com um resultado mundial”, convida Eva do Amaral Barbieri, presidente do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.

Conheça o Rotary pelas redes

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação