Como adquirir uma casa popular em Maringá? Estevão Palmieri responde
O tema do “Prefeitura de Maringá responde” desta sexta-feira, 24, é Casas populares e Zeis. Quem responde às dúvidas da população sobre o assunto é o Secretário de Urbanismo e Habitação de Maringá, Estevão Palmieri. Confira a entrevista abaixo.
1.Como faço para adquirir uma casa popular?
O contribuinte pode procurar a Secretaria de Urbanismo e Habitação, no terceiro andar do paço municipal e levar toda a documentação necessária para fazer esse cadastro. A gente tem as informações tanto do nosso portal de habitação, como aqui na secretaria. Então a pessoa pode vir aqui, ou ligar por telefone, ou mandar e-mail para tirar as dúvidas, e aí com a documentação em mãos a gente abre o cadastro para ela e ela entra então na fila da habitação.
2.Quais são os critérios para a seleção?
Os critérios de seleção da habitação popular da cidade de Maringá são oriundos de uma lei editada em 2019, que traz para nós alguns critérios. Esses critérios são: 60% por ordem cronológica…então a gente vem seguindo durante os anos que vão se passando, puxando essa fila para a seleção das casas que vão ser finalizadas, construídas; 10% reservado para os idosos; 3% reservado para pessoas com deficiência;12% para pessoas com doenças crônicas e 15% para sorteio…então é realizado um sorteio, em breve a gente comunicará o sorteio das casas que já estão em construção.
3.O que precisa para fazer o cadastro da habitação?
As documentações obrigatórias então para fazer esse cadastro são: RG ou CPF; carteira de trabalho; certidão de nascimento, casamento ou união estável; comprovante de renda atual; comprovante de residência, também atualizado; certidão de nascimento, RG, dos filhos, e comprovante de renda também se tiver filhos. Caso tenha também alguma doença crônica ou necessidade especial, é preciso também apresentar esse laudo. E uma folha resumo do cadastro único.