Os ganhadores do 1º Concurso de Fotografia GMC Online e Eurogarden se reuniram na manhã desta quinta-feira, 17, no Eurogarden, para o evento de premiação.
O concurso teve duas categorias: profissional e amadora. Cada participante pôde concorrer com uma única foto, registrada com qualquer câmera fotográfica, incluindo câmeras de aparelhos móveis, como telefones celulares.
Para cumprir o regulamento, os candidatos tiveram que visitar o Eurogarden – novo bairro de Maringá, localizado na Zona 8 (atrás do antigo aeroporto) – e tirar uma fotografia criativa, seguindo o tema ‘paisagem do Eurogarden’. Depois, foi necessário publicar a foto em qualquer rede social pessoal com a hashtag #Eurogardenmaringa e se inscrever no concurso pelo site do GMC Online.
Clique aqui para ver as fotos vencedoras
Além de prêmios em dinheiro, os três primeiros colocados de cada categoria receberam o Troféu Kenji Ueta, um dos mais importantes fotógrafos de Maringá, das mãos do empresário e fotógrafo Shiniti Ueta, filho de Kenji e um dos jurados do concurso.
Ueta agradeceu a iniciativa de homenagear o pai. “É algo que envaidece muito. Me sinto muito grato”. Ele destaca que o concurso foi uma maneira de resgatar o antigo hábito de guardar as fotos em papel. “O hábito de fotografar sempre foi importante, mas com o smartphone as fotos acabam se perdendo. O papel nunca se perde”. Por outro lado, ele reforça que os smartphones permitem que muitas pessoas possam fotografar, além de garantir mais possibilidade na hora de registrar as imagens. “Parabéns não só aos ganhadores, mas a todos os participantes”.
O júri foi formado também pelo editor-chefe do GMC Online, Fábio Castaldelli e pelo Secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião. Os critérios de avaliação adotados pela comissão julgadora foram: enquadramento no tema, a qualidade, a originalidade e a criatividade das fotografias submetidas
O secretário de cultura, Victor Simião, destaca a importância do concurso para incentivar a cultura na cidade. “A ação é muito significativa. É muito importante poder contar com grupos privados que fomentam a arte e a cultura. Ficamos satisfeitos de contar com esses parceiros e poder ter esse olhar sobre Maringá”.
Conquista
Campeão da categoria profissional, Thiago Porto, de 37 anos, se inscreveu no concurso “por acaso”. Ele conta que fez a foto, gostou e resolveu se inscrever. Ele encontrou no concurso uma maneira de aumentar sua autoestima após o período difícil da pandemia. “Trabalho com eventos e estava bem difícil. Foi muito gratificante ganhar esse prêmio. É um lugar lindo, com um ambiente europeu, que dá para criar bastante foto”.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp
A fisioterapeuta Kathiany Vicentin, de 25 anos, tem o hábito de fotografar há cerca de dois anos e participou de um concurso de fotografia pela primeira vez. “A iniciativa foi muito legal. O lugar traz bastante inspiração”. Ela acrescenta que a terceira colocação na categoria amadora foi uma surpresa. “Não imaginava”.
Segundo colocado na categoria amadora, o diretor de imagem Gabriel Bukalowski dos Santos, 24, já costuma participar de concursos e diz que a iniciativa é uma oportunidade de conhecer a cidade de perto. “Além disso, dá a oportunidade de resgatar a história do nosso pioneiro fotógrafo”.
O prestador de serviços Claudinei Ulisses esteve no evento para representar a filha, Camila Mariani Ferreira, 32, que conquistou o terceiro lugar na categoria profissional. Ele conta que Camila ficou surpresa com a vitória. “Ela foi muito persistente. Fez muitas fotos até chegar a foto perfeita”.
O primeiro lugar na categoria amadora foi de Christian Marenda da Silva, de 30 anos, que trabalha como programador e tira fotos por hobby. “Já participei de um concurso no ano passado e também fui classificado. O parque é bem bonito, dá pra fazer fotos legais”.
A mulher que aparece na foto do segundo lugar profissional é a namorada do fotógrafo Thiago Louzada do Carmo, de 36 anos. “Foi ela que me incentivou e viu a publicação do GMC”, conta.