Estudo aponta que indústria prevê contratar 77 mil técnicos industriais em todo o Brasil ao longo de 2023

O Brasil possui pouco mais de 569 mil estabelecimentos com vínculos de trabalho ligados à indústria e setor da construção, segundo dados da RAIS 2021 e o Paraná representa quase 10% desse total, com pouco mais de 53 mil estabelecimentos. Mais do que um importante criador de oportunidades de trabalho, a indústria é responsável pela geração de riquezas. O setor responde por 26% do PIB paranaense – a soma de tudo o que é produzido no Estado. E não é só isso: o PIB Industrial do Paraná equivale a R$ 105,8 bilhões, sendo o quarto maior do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo o estudo “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025”, publicado em maio passado pelo Observatório Nacional da Indústria, hub de dados do Sistema Indústria, no Paraná a demanda por profissionais com formação de nível técnico será superior a 120 mil trabalhadores até 2025. Somente este ano (2023), o Brasil vai precisar formar mais de 77 mil técnicos industriais para atuar nas oportunidades de base industrial pelo país.
Logística e transporte, metalmecânica e transversais, que incluem técnicos de apoio a pesquisa, seguranças do trabalho, desenhistas técnicos, entre outros profissionais com atuação em diversos setores da economia, são as áreas que mais vão demandar trabalhadores em ocupações industriais de nível técnico neste ano.
Os cursos técnicos têm duração média de um ano e meio a dois anos, e o pré-requisito é o aluno estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Senai é referência em formação para a indústria
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a principal instituição formadora em ocupações industriais no país e é referência em preparar profissionais para o exercício de uma profissão por meio de uma metodologia de ensino bastante prática e voltada para o mercado de trabalho.
No Paraná, Técnicos de controle da produção, Técnicos de planejamento e controle de produção, Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, Técnicos em eletrônica e Montadores de veículos automotores (linha de montagem) estão entre as ocupações que mais vão demandar profissionais nos próximos dois anos.
Na Região Noroeste do estado, por exemplo, os Top 5 setores que mais empregam trabalhadores estão relacionados à indústria alimentícia, vestuário, veículos automotores e motocicletas, móveis e construção civil, segundo o estudo “Cenário de Mercado Indústria PR”, produzido em novembro passado pela equipe de Inteligência de Mercado do Sistema Fiep.

Cursos Técnicos com Matrículas Abertas
Se você ficou interessado(a), saiba que o Senai Paraná está com matrículas abertas para Cursos Técnicos em diversas áreas.
Na Região Noroeste, você encontra unidades do Senai nas cidades de Maringá (Jardim Leblon e Zona 05), Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão. Para informações sobre cursos e turmas, procure a unidade mais próxima de você e venha construir uma carreira de sucesso com a indústria do nosso estado.
Unidades Senai Paraná na Região Noroeste
Maringá – Jd. Leblon
(44) 3293-6700
Endereço: Rua José Correa de Aguiar, 361, Jardim Leblon
Maringá Zona 05
(44) 3218-5600
Endereço: Rua Vereador Nelson Abrão, 80, Zona 5
Cianorte
(44) 3619-5800
Endereço: Travessa Um, 63, Parque Industrial
Paranavaí
(44) 3424-5950
Endereço: Rua José Virgílio Fernandes, S/Nº, Jardim Morumbi
Umuarama
(44) 3639-1220
Endereço: Rua Capital da Amizade, 2635 – Jardim Colibri (Próximo ao Poliesportivo)
Campo Mourão
(44) 3518-5757
Endereço: Via do Trabalhador, 895, Parque Augusto Tezelli Filho