Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Incorporadora de Maringá apresenta HUB de inovação para cidades no maior evento global de smart cities, em Barcelona


Por Redação GMC Online Publicado 01/12/2025 às 09h42
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2025-12-01 at 08.30.42
Foto: Divulgação

Iniciativa da PRC e da Ecosystems integra o projeto Cidade Aruna Maringá e vai conectar atores públicos, privados, ICTs e pesquisadores em um ambiente aberto para o desenvolvimento de soluções urbanas. A apresentação aconteceu durante o primeiro dia do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha.

O maior evento global sobre smart cities marcou a apresentação de um projeto inédito na América do Sul: um HUB de inovação vocacionado ao desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. A iniciativa é parte do Cidade Aruna Maringá, empreendimento de alto padrão da incorporadora PRC que promete redefinir o conceito de urbanismo em uma cidade referência em planejamento urbano – e que conta com um dos melhores IDHs do país. Dentro da apresentação do Cidade Aruna, também esteve em destaque o Office Cidade Aruna, o primeiro edifício corporativo de alto padrão dentro de um ecossistema, que conta com diferenciais que impulsionam sua jornada, como arquitetura contemporânea e ambientes integrados com o verde, estrutura planejada para produtividade, e um espaço que valoriza seu nome, sua marca e sua trajetória. Esse empreendimento terá lançamento oficial de vendas no dia 03 de dezembro.

Durante o Smart City Expo World Congress 2025, realizado em Barcelona (Espanha) em novembro, o HUB Cidades foi apresentado a uma comitiva de empreendedores, incorporadores e lideranças municipais, reforçando o papel de Maringá na nova geração de territórios inteligentes do Brasil.

Concebido e operado pela Ecosystems Builders, o HUB surge como uma peça-chave no projeto para aproximar o que muitas vezes se desenvolve de forma desconectada: planejamento urbano, mobilidade, tecnologia e a vida em comunidade, reunindo atores públicos e privados, pesquisadores e instituições de ensino, sob os preceitos de inovação e sustentabilidade. Neste ambiente, startups, universidades e empresas irão cocriar soluções para temas de grande relevância para as cidades, como: mobilidade, energia, sustentabilidade, conectividade e bem-estar urbano, dentro de um ecossistema planejado que extrapola os limites do empreendimento e conecta o território à cidade e à economia do conhecimento.

“O HUB Cidades nasce para projetar Maringá no mapa global da inovação urbana e representa um novo modo de pensar e viver as cidades. Será um ambiente de experimentação e de aprendizado contínuo, onde ideias se transformam em soluções e o conhecimento se converte em qualidade de vida. É um movimento pioneiro que conecta o mercado imobiliário à economia do futuro e reafirma o papel de Maringá como cidade-laboratório de inovação e sustentabilidade”, destaca Raphael Ferreira, diretor da PRC.

A escolha de Barcelona como ponto de partida para o HUB Cidades é simbólica. Nas últimas décadas, a capital catalã redefiniu o conceito de cidade inteligente, transformando-o em um instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural. Como destaca Jean Vogel, CEO e fundador da Ecosystems Builders, essa visão passou a direcionar políticas públicas e se tornou uma marca da cidade, que hoje é um polo global de atração de talentos e qualidade de vida.

“Esse modelo, que une estratégia territorial e inteligência coletiva, inspira a criação do HUB Cidades como um espaço que repensa a própria forma como vivemos, planejamos e transformamos nossos territórios. Tecnologia é apenas um componente nesse ecossistema”, afirma Vogel, que liderou iniciativas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina, foi diretor executivo do Ágora Tech Park e atualmente preside a Câmara de Smart Cities da FIESC.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação