12 de maio de 2025

‘Netflix da moradia’? Incorporadora de Maringá apresenta nova forma de investir e morar


Por Redação GMC Online Publicado 24/09/2021 às 10h33 Atualizado 20/10/2022 às 17h11
Ouvir: 07:27

O mundo está em constante transformação, e isso pede por mais inovações até mesmo em processos consagrados, como a moradia.

Na última década, vimos a “tinderização”, onde havia o match entre consumidor e varejista; depois passamos para a “uberização” e, por fim, chegamos na “netflixzação”, que trabalha através do conceito de assinaturas.

Ao que tudo indica, as assinaturas vão dominar o mercado, dado que já existem empresas que oferecem carros por assinaturas e até moradias, como é o caso de BE Deodoro, em Maringá.

Não está a par das novidades? Veja um panorama completo!

Netflix da Moradia | Foto: Ilustrativa/John-Mark Smith/Pexels

Conceito de casa por assinatura

Embora a Netflix seja estrangeira, a ideia de casas por assinatura saiu daqui, do Brasil mesmo. A Housi foi fundada em 2019 por Alex Frankel, e seu objetivo era usar o mesmo sistema da Netflix no aluguel de imóveis.

O negócio deu tão certo que, em menos de 10 meses de vida, a empresa recebeu um aporte de R$ 50 milhões da Redpoint Eventures – gestora que conta com a Rappi, Netflix e Creditas no portfólio.

Atualmente, a Housi está presente em mais de 45 cidades brasileiras, buscando alcançar o mercado internacional.

Uma adaptação à realidade do mercado brasileiro

Uma pergunta interessante é: Por que casas por assinaturas deram (e dão) certo por aqui? A resposta está na forma como os jovens adultos se comportam no mercado.

A agência de transformação digital Today apontou que 80% dos millennials (25 a 40 anos) preferem alugar casas ao invés de comprá-las. Em vista dessa demanda gigantesca, pode-se dizer que esse modelo de moradia é um excelente investimento, seja no curto, médio ou longo prazo.

Pacote básico de assinatura

O plano básico de assinatura é muito atrativo para os millennials. No caso, o sistema de locação é simples e descomplicado, onde o inquilino tem acesso ao imóvel alguns minutos após o pagamento da locação.

No caso, o IPTU, água e Wi-Fi já estão inclusos no valor da assinatura. Todavia, o locatário pode escolher diversos serviços extras para usufruir, como salão de beleza, lavanderia e limpeza.

Ao todo, a Housi administra mais de 30 mil unidades, fornecendo diversas opções de moradias.

Imagem: Divulgação

A Bravo Empreendimentos investiu nesse modelo de negócio

A Bravo Empreendimentos viu o potencial desse modelo de moradia e decidiu trazê-lo para Maringá. O empreendimento se chama BE Deodoro, e faz uso das tecnologias e processos de gestão da Housi.

Em resumo, esse empreendimento tem tudo que um morador moderno quer: espaço para coworking, alta conexão de internet, espaço pet, urban farm, bicicletário e muito mais.

Além disso, o BE Deodoro possui unidades que atendem a alta demanda de jovens adultos. Apartamentos de 52 e 55 m², assim como studios de 27 m², são os mais comuns no empreendimento.

Imagem: Divulgação

Alta demanda por imóveis em Maringá

Um detalhe chama muita atenção: a taxa de formação de novas famílias em Maringá (3,1%) é maior que a média do Brasil (2,5%), batendo até mesmo a taxa do estado como um todo (2,4%).

Outro número interessante aos  investidores é a porcentagem de locatários em Maringá. Olhando para o estado do Paraná, cerca de 18,8% das casas são alugadas; mas Maringá possui mais de 32% nessa mesma condição.

Todos esses dados vieram da Brain, uma empresa especializada em consultoria estratégica para negócios.

Espaços compartilhados e residência com serviços

A inovação do BE Deodoro não se limita ao que foi apontado até o momento. Uma de suas novidades são os locais compartilhados, feitos em formato de áreas comuns.

Portanto, morar deixa de ser apenas o ato de suprir uma necessidade, passando a ser vista como uma experiência compartilhada e única.

A área gourmet está à disposição dos moradores para ser usufruída. Além disso, a academia, com equipamentos de última tecnologia, pode ser acessada com facilidade.

Não podemos esquecer da área de coworking, espaço este que transforma o ato de trabalhar em uma experiência também.

Imagem: Divulgação

Vantagens para o investidor

Até o momento, comentamos sobre os aspectos de moradia do BE Deodoro, deixando de lado uma face muito importante: o lado que agrada aos investidores.

Sim, você pode comprar uma unidade e deixá-la sob a gestão da Housi, conseguindo lucros acima da média do mercado – e sem se preocupar com inquilinos, burocracia e assim por diante.

Vamos ver alguns motivos de os investidores do mercado imobiliário escolherem essa nova modalidade de investimento.

Menos burocracia

O lema da empresa é: do começo ao fim, a Housi cuida de tudo. E cuida mesmo!

Toda a parte burocrática do investimento imobiliária, como elaboração de contrato, emissão de documentos e até captação de inquilinos fica por conta da empresa.

A Housi faz a gestão do imóvel para o investidor

No sistema utilizado no BE Deodoro, o investidor não precisa se preocupar com assuntos relacionados ao imóvel, pois tudo está sob os cuidados da Housi.

A temida vacância, por exemplo, é minimizada por estratégias de marketing avançadas. Da mesma forma, a manutenção e demais cuidados para com o imóvel também não são mais problemas do investidor.

Otimização de processos por meio da tecnologia

Tudo isso só é possível graças ao sistema de gestão da empresa, que consegue otimizar e executar diversos processos ao mesmo tempo.

Além disso, há um time experiente por trás dos computadores, que, ao todo, chega à marca de 120 colaboradores.

Imagem: Divulgação

Rentabilidade acima do tradicional sem dor de cabeça

Que investir em imóveis é uma boa ideia, todo mundo sabe. No entanto, o mercado muda constantemente, e estamos diante de um padrão nunca visto antes: os jovens preferem experiências ao invés da vida secular.

Atualmente, o investimento imobiliário convencional causa muita dor de cabeça aos investidores: é necessário ir atrás de inquilinos, lidar com problemas do imóvel e manter diversos documentos organizados.

Além disso, a Bravo Empreendimentos informou que o retorno sobre o investimento pode chegar a 10%, um número realmente muito alto quando comparado ao investimento convencional, que atinge uma média de 6% anual.

A moradia por assinatura é a nova tendência do mercado imobiliário. Sem dúvida essa modalidade tem muito potencial para ser explorado.

Curtiu essa novidade? Fale agora com um de nossos consultores de investimento imobiliário

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação