O tema é: Ações da Guarda Civil Municipal de Maringá; Ivan Quartaroli responde


Por Ivy Valsecchi
Secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli. Foto: PMM.

O tema do “Prefeitura de Maringá responde” desta segunda-feira, 29 de agosto, é: Ações da Guarda Civil Municipal de Maringá. Quem responde às dúvidas da população sobre o assunto é o Secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. Confira a entrevista abaixo.

1. Em relação ao mesmo período de 2021, o número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas diminuiu em Maringá. Como a Guarda Civil Municipal atua no combate às drogas?

Com relação ao tráfico de drogas, normalmente a Guarda Civil atua em relação àqueles pequenos traficantes…aquelas pessoas que praticam o tráfico no centro da cidade, em algumas praças, em locais públicos. Então para agir essas contra, essas pessoas normalmente carregam poucas porções de drogas, a fim de evitar um flagrante pela polícia, nós atuamos juntamente com o nosso monitoramento…nós fazemos acompanhamento através do videomonitoramento e identificada a situação, acionamos algumas equipes da Guarda que farão a abordagem, muitas vezes até com o auxílio do cachorro para achar as drogas que essas pessoas normalmente escondem no espaço público ali, nas praças, embaixo de banco, dentro de bueiros, enfim…e é dessa forma que nós atuamos com relação ao combate e à traficância de drogas aqui na nossa cidade.

2. No dia a dia, a Guarda Civil Municipal precisa estar preparada para diferentes tipos de atuação e abordagens. Como é o treinamento das equipes?

A Guarda Civil, assim como qualquer outra Guarda Municipal, tem uma legislação federal que ela tem que cumprir. Essa legislação federal, dentre algumas coisas, tem a previsão de que todos os membros, todos os agentes, participem de pelo menos oitenta horas de treinamentos dos mais diversos…desde legislação, até mesmo armamento e tiro. E é dessa forma que nós fazemos com que a nossa Guarda seja uma Guarda extremamente profissional. Ano passado fizemos quase cem horas de treinamento, esse ano deveremos fazer na faixa de 110/120 horas de treinamento e enfatizamos muito a questão do armamento e o tiro…a parte técnica, não só o armamento e o tiro, mas a parte que envolve as abordagens e eventuais ações aonde há emprego de arma de fogo, de forma preventiva muitas vezes… então ano passado nós fizemos cinquenta horas de treinamento, esse ano deveremos fazer mais ou menos, envolvendo o armamento e o tiro, cinquenta horas. Isso tudo para garantir que a nossa Guarda Civil seja uma Guarda extremamente profissional e ela não peque de nenhuma forma no atendimento das ocorrências, para garantir a segurança do maringaense.

3. Em conjunto com outras forças de segurança e órgãos públicos, a Guarda Civil faz ações integradas. Neste caso, qual o papel da Guarda?

A Guarda Civil Municipal atua em diversas frentes…para atuar nessas frentes nós não podemos fazer uso exclusivo da Guarda Municipal, então nós fazemos uma integração com as demais forças de segurança. Para que isso ocorra, nós atuamos em diversas situações diferentes com as forças do município…por exemplo, é muito comum nós atuarmos na fiscalização de bares, questões de ordem…perturbação do sossego, isso tudo em conjunto com a Polícia Militar, mas também atuamos com a Polícia Civil, por exemplo, no cumprimento de mandados de busca e apreensão, em situações que envolvam o interesse do município, como é o caso, por exemplo, dos receptadores de fiação de fio de cobre, que nós temos tido aí grandes problemas em vários municípios do Brasil e em Maringá também não é diferente. Ademais, nós podemos citar que a Secretaria de Segurança do município, uma das atribuições dela é promover essa integração e fortalecer a segurança de Maringá como um todo, então não envolvendo especificamente apenas a Guarda Municipal, nós temos que propiciar que as demais forças de segurança do município recebam o auxílio que o município possa prestar para que a segurança de Maringá seja implementada de forma realmente completa.

Veja a entrevista completa com o secretário Ivan Quartaroli:

LEIA TAMBÉM – O tema é Concurso Público em Maringá; Sergio Maximilla responde

Sair da versão mobile