
O avanço da tecnologia no campo tem acontecido de forma mais veloz e consistente graças ao empenho de empresas que atualmente investem na ampliação do sinal de telefonia em áreas mais remotas. A TIM é uma das operadoras que encabeçam esse trabalho e tem como objetivo, atualmente, proporcionar a todos o acesso à internet de qualidade.
Hoje protagonista no desenvolvimento da cobertura 4G para o agronegócio, a operadora começou a colocar em prática a ideia de digitalizar o campo em propriedades do Mato Grosso, com grandes empresas parceiras que passaram a desenvolver processos baseados na conexão de internet.
“O 4G acabou revolucionando a produção e a produtividade aumentou bastante. Hoje, uma colheitadeira está [trabalhando] sem funcionários dentro. Ela é 100% monitorada e guiada por meio do 4G. E mais do que isso, a colheitadeira já faz a leitura do pH do solo e através da rede já consegue aplicar o remédio correto”, exemplifica o diretor comercial da TIM para a Região Sul do Brasil, Christian Krieger.
Segundo ele, após se deparar com inúmeros resultados positivos desde a chegada ao campo, a TIM decidiu expandir a operação e trouxe a modernização também ao Paraná, um dos estados que são referência no agronegócio brasileiro. Agora, a empresa aposta em uma nova vertente, com apoio de cooperativas paranaenses, para ampliar ainda mais a parceria com o campo.
“Nós estamos montando um modelo de negócio para poder revolucionar o 4G no campo do Paraná com as cooperativas. Esse tema está sendo tratado pelo nosso diretor nacional, que é o Paulo Humberto, e está evoluindo bem. Todas as partes têm interesses e [o principal] são os benefícios que nós vamos levar para os pequenos agricultores que fazem parte dessas cooperativas. E mais do que isso, para toda aquela comunidade que hoje está no campo e não tem sinal”, afirma.
Chegada do 5G e a revolução da vida digital
Mesmo com tantos avanços ainda acontecendo com o 4G, agora, os brasileiros estão prestes a vivenciar uma nova revolução digital: o 5G.
Para Christian Krieger, é preciso considerar a grande revolução que a sociedade já viveu com a mudança da internet 3G para a versão 4G. A ascensão das redes sociais e o hábito de estar conectado a todo momento foi influenciada, em grande parte, pela melhora na conexão com o passar dos anos.
No entanto, segundo ele, esse novo modelo de conexão deve trazer mudanças ainda mais significativas para o segmento empresarial e governamental. “Estamos falando de cidades seguras, com câmeras de alta qualidade que fazem monitoramento o tempo inteiro e transferem um grande número de dados, estamos falando do carro conectado, sem motorista. O 5G traz uma outra proporção, num outro nível”, destaca.
Em entrevista à CBN Maringá, o diretor comercial da TIM deu mais detalhes sobre a chegada do 5G ao Brasil e declarou que a empresa trabalha para garantir sinal estável e acessível. Confira: