Diariamente, milhares de produtos vão para o lixo por estarem fora do prazo de validade. São frutas, verduras, bebidas, produtos de limpeza, higiene e beleza e outros. Com a proposta de acabar com a cultura do desperdício, os empresários André Catuyama Ajita, Giovane Calegari e Luiz Gustavo Guimarães lançaram a Minus, uma startup maringaense que tem o objetivo de reduzir o desperdício por vencimento de produtos em estabelecimentos comerciais.
André Catuyama Ajita explica que a startup desenvolveu duas soluções para as empresas: um sistema de gestão de produtos, chamado Valid, e a plataforma de divulgação de produtos para consumo imediato, com desconto especial.
“O Valid tem como objetivo melhorar a operação da loja. Por meio da análise de dados, criamos rotinas de trabalho mais eficientes que ajudam as empresas a gerenciar melhor seus produtos, acompanhando toda a jornada do produto desde sua entrada na loja e possibilitando a redução de até 35% das perdas por validade. Já com a plataforma de divulgação, as empresas têm a oportunidade de divulgar seus produtos que estejam em risco. Dessa forma, os clientes podem ter acesso, de qualquer lugar, às informações de descontos em produtos, e ainda ajudar a evitar o desperdício”, detalha Ajita.
Estabelecimentos como redes de supermercados e farmácias já aplicam descontos em produtos que estão prestes a vencer, mas apenas em lojas físicas. “Somente as pessoas que vão até a loja física ficam sabendo desses produtos e, como consequência, nem sempre esses clientes são suficientes para evitar que o produto seja desperdiçado. O uso da plataforma Minus é muito simples e qualquer pessoa pode ter acesso às ofertas pelo site, sem custo nenhum”, reforça o sócio-proprietário da startup.
“Nós acreditamos que a plataforma traz benefícios mútuos para todas as partes envolvidas: o comerciante reduz suas perdas por validade, o consumidor tem acesso a um produto de qualidade por um preço menor e todos nós nos beneficiamos com menos produtos sendo desperdiçados”, reforça André Catuyama Ajita.
Para ter acesso aos descontos especiais, basta acessar o site da Minus e realizar o cadastro. A plataforma indica qual a loja mais próxima com promoções. Ao encontrar um produto de interesse, basta ir até o local e efetuar a compra. Para mais informações, acesse o Facebook ou Instagram.
No ano passado, a Minus participou do programa de aceleração da Evoa, aceleradora e hub de inovação de Maringá. Neste ano, a startup está participando do Rocket Startup, programa sobre inovação e startups da RPC, e do InovAtiva de Impacto, o maior processo de aceleração de startups de impacto socioambiental do Brasil. Atualmente, a empresa atende lojas como o Boticário e a rede Super Muffato em Maringá e Londrina.