Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Startup de Maringá reduz desperdício por vencimento de produtos em estabelecimentos comerciais


Por Creative Hut Publicado 21/09/2020 às 18h23 Atualizado 25/02/2023 às 15h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação

Diariamente, milhares de produtos vão para o lixo por estarem fora do prazo de validade. São frutas, verduras, bebidas, produtos de limpeza, higiene e beleza e outros. Com a proposta de acabar com a cultura do desperdício, os empresários André Catuyama Ajita, Giovane Calegari e Luiz Gustavo Guimarães lançaram a Minus, uma startup maringaense que tem o objetivo de reduzir o desperdício por vencimento de produtos em estabelecimentos comerciais. 

André Catuyama Ajita explica que a startup desenvolveu duas soluções para as empresas: um sistema de gestão de produtos, chamado Valid, e a plataforma de divulgação de produtos para consumo imediato, com desconto especial.

“O Valid tem como objetivo melhorar a operação da loja. Por meio da análise de dados, criamos rotinas de trabalho mais eficientes que ajudam as empresas a gerenciar melhor seus produtos, acompanhando toda a jornada do produto desde sua entrada na loja e possibilitando a redução de até 35% das perdas por validade. Já com a plataforma de divulgação, as empresas têm a oportunidade de divulgar seus produtos que estejam em risco. Dessa forma, os clientes podem ter acesso, de qualquer lugar, às informações de descontos em produtos, e ainda ajudar a evitar o desperdício”, detalha Ajita.

Estabelecimentos como redes de supermercados e farmácias já aplicam descontos em produtos que estão prestes a vencer, mas apenas em lojas físicas. “Somente as pessoas que vão até a loja física ficam sabendo desses produtos e, como consequência, nem sempre esses clientes são suficientes para evitar que o produto seja desperdiçado. O uso da plataforma Minus é muito simples e qualquer pessoa pode ter acesso às ofertas pelo site, sem custo nenhum”, reforça o sócio-proprietário da startup.

“Nós acreditamos que a plataforma traz benefícios mútuos para todas as partes envolvidas: o comerciante reduz suas perdas por validade, o consumidor tem acesso a um produto de qualidade por um preço menor e todos nós nos beneficiamos com menos produtos sendo desperdiçados”, reforça André Catuyama Ajita.

Para ter acesso aos descontos especiais, basta acessar o site da Minus e realizar o cadastro. A plataforma indica qual a loja mais próxima com promoções. Ao encontrar um produto de interesse, basta ir até o local e efetuar a compra. Para mais informações, acesse o Facebook ou Instagram.

No ano passado, a Minus participou do programa de aceleração da Evoa, aceleradora e hub de inovação de Maringá. Neste ano, a startup está participando do Rocket Startup, programa sobre inovação e startups da RPC, e do InovAtiva de Impacto, o maior processo de aceleração de startups de impacto socioambiental do Brasil. Atualmente, a empresa atende lojas como o Boticário e a rede Super Muffato em Maringá e Londrina.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação