29 de agosto de 2025

Aparições de onças assustam e prefeituras da região de Maringá emitem alertas


Por Ricardo Freitas Publicado 09/06/2022 às 12h41 Atualizado 21/10/2022 às 00h33
Ouvir: 03:55
Foto: Divulgação/ICMBIO

O aumento de aparições de onças-pintadas tem assustado e chamado a atenção de moradores e autoridades de municípios margeados pelo rio Paranapanema, na região de Maringá. Foram pelo menos 10 aparições do felino relatadas na última semana nos municípios de Jardim Olinda, Itaguajé e Paranapoema.

As três localidades concentram áreas de matas, fazendas e grandes plantios agrícolas. Existe também a proximidade com o Parque Estadual do Morro do Diabo, no estado de São Paulo.

Segundo a assessoria da prefeitura de Jardim Olinda, as onças começaram a ser vistas com mais frequência desde o início de maio. Por conta disso, o Município emitiu um alerta aos moradores. A recomendação é para que as pessoas evitem andar sozinhas, principalmente à noite. Caso pegadas sejam encontradas, fotos e a localização devem ser repassadas aos órgão competentes. A prefeita de Jardim Olinda, Lucimar Souza Morais, disse ao GMC Online que está preocupada, principalmente com as casas de veraneio.

“Os animais estão se sentido encurralados no habitat deles e estão chegando perto da cidade. Essa semana, por exemplo, nosso vigia do parque ecológico passou apuro, ao avistar duas onças-pintadas. Nossa preocupação é que do lado do parque temos 200 casas de veraneio, famílias ficam aqui nos feriados e outras passaram a residir”, afirmou a prefeita.

As mesmas recomendações foram compartilhadas pelo prefeito de Itaguajé, Crisogono Noleto.

Mapa mostra a proximidade do Parque do Morro do Diabo, com a região onde as onças estão aparecendo.

Em Jardim Olinda, as onças passaram a ser vistas por pescadores, principalmente, em uma região conhecida como Ecopark, que fica entre a cidade e o Rio Paranapanema. Em Paranapoema, elas chegaram até as fazendas de gado e estão atacando os animais. Um funcionário da fazenda Guanabara fotografou um dos bezerros que foi arrastado e comido pela onça. Boa parte da carcaça foi abandonado.

Bezerro morto por onça na Fazenda Guanabara, em Paranapoema. Foto: Reprodução

Na PR-542, em Itaguajé, uma onça-pintada foi encontrada morta ás margens da rodovia. O animal provavelmente foi atropelado. Uma motorista que passava pela rodovia fez uma gravação e chegou a dizer “Agora eu acredito que tem onça”, veja o vídeo abaixo.

O biólogo Nelson Junior disse que o aumento de aparições de onças-pintadas na região do Paranapanema está ligado a mudanças no meio ambiente local.

“Um dos motivos pode ser o avanço de regiões de plantação, de pastagem e, consequentemente, a diminuição de regiões de matas fechadas, que é o habitat natural das onças. É um animal que não anda em bando, ele anda isolado e precisa de uma área geográfica grande para poder viver e se alimentar. Outro fator importante, é que pode estar ocorrendo nessa região a diminuição de presas naturais das onças: catetos, queixadas, capivaras e tatus. E sem a alimentação natural dela, ela vai acabar procurando outra região e atacando bovinos”, afirmou o biólogo.

Vídeo que mostra onça-pintada morta entre Itaguajé e Jardim Olinda.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Estudo conclui que as mudanças climáticas tornaram incêndios na Europa ainda mais violentos


As mudanças climáticas fizeram com que os incêndios florestais na Turquia, Grécia e Chipre neste verão queimassem com muito mais…


As mudanças climáticas fizeram com que os incêndios florestais na Turquia, Grécia e Chipre neste verão queimassem com muito mais…