Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

É de comer? Chef de Maringá ensina receitas com flores de ipês


Por Ivy Valsecchi Publicado 16/07/2022 às 10h45 Atualizado 20/10/2022 às 12h47
Ouvir: 00:00
Foto: Felipe Bernardini/GMC Online.

A florada dos ipês-roxos transformou a paisagem das ruas e avenidas de Maringá nas últimas semanas. Nas redes sociais, é comum ver as pessoas compartilhando imagens registradas das flores em diversos cantos da cidade. Apesar de o pau-brasil ser a árvore nacional, o Ipê é o mais conhecido. Com dez espécies, é a árvore mais plantada em nosso território. Em tupi guarani, Ipê quer dizer árvore cascuda.

Mas, talvez algo que poucos saibam é que as flores, folhas caules e até as cascas dos ipês são comestíveis. O GMC Online conversou com a professora, gastrônoma e colunista do CBN Gastronomia, Andrea Shima, que falou sobre o assunto e ensinou algumas receitas – veja no fim da matéria.

Segundo ela, o Ipê é considerado uma Panc – planta alimentícia não convencional, ou seja, além de ser lindo, o ipê pode deixar o prato mais bonito e nutritivo. “Considerando a biodiversidade no Brasil, temos uma variedade enorme de Pancs, mas pouco se sabe delas, em vista de seu potencial. Reconhecer o que temos em nosso entorno e aprender a usá-las é uma forma de divulgação e principalmente de preservação”.

“As pessoas não imaginam, mas as flores, folhas e caule dessa planta são comestíveis. São comestíveis, as brancas da Tabebuia roseoalba e as amarelas da Handroanthus chrysotichus e as da Tabebuia impetigosa, o ipê-roxo”.

A profissional explica que o ipê tem um valor nutricional, sabor, além de ser um atrativo para a mesa, “afinal, nós comemos com os olhos”. Esses produtos, segundo ela, têm um potencial grande fitoterápico e é preciso resgatar esse consumo.

“As flores, podem ser um nicho para o mercado juntamente com tantas outras conhecidas. Mas como comentei, dele se aproveita tudo. São comestíveis as flores, folhas e caule. Ele tem várias propriedades medicinais, sendo um aliado para infecções e inflamações”.

Para quem quer aprender a usar, ela ensina que as flores podem ser consumidas cruas, recheadas , fritas e empanadas. Pode entrar como recheio de tortas e pastéis, infusão para chás. “As flores têm textura suculenta e tem no final um sabor amarguinho. Elas ficam incríveis para recheios, refogadas, abafadas como saladas”.

Outra possibilidade é o chá de ipê roxo e amarelo. Andrea conta que, algo curioso é que o chá de Ipê pode ser feito com a flor e também com a casca da árvore e tem propriedades benéficas para a saúde. “Uma sugestão para a produção do chá com as flores, e para ter seu benefício o ano todo, é deixar as flores secarem para uso”, ensina.

Atenção à forma de consumir

Pode ser que a descoberta de que os ipês são comestíveis incentivem as pessoas a querer experimentar esse ingrediente pouco conhecido, principalmente os maringaenses, que tem à disposição uma quantidade enorme em todo canto da cidade. Mas, a gastrônoma Andrea Shima alerta:

“Para o consumo, elas tem que ser produzidas em sistema agroecológico, ou seja sem agrotóxico e fertilizante. E antes do uso precisam ser higienizadas e retirados os pistilos que contém pólen”.

Conheça receitas que têm o ipê como ingrediente

Tempurá de Ipê

Ingredientes:
100 g de trigo
100 g de amido de maisena
1 colher de fermento químico
Água gelada 200 ml
Tempero a gosto (sal, pimenta do reino, orégano)
Flores de Ipê

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture os Ingredientes secos. Em seguida junte a água gelada, até formar uma pasta.
Mergulhe as flores nessa mistura e frite em óleo quente a 170 graus aproximadamente.

Sugestão:
Usar no empanamento a farinha Panko .
Sirva esse tempura com um creminho de queijo ou um molho de shoyu e gengibre. Há quem goste de uma maionese caseira também.

Tartar Veg

Ingredientes:
200 g de banana nanica maduras e firmes
50 g de cebola roxa picadas
10 g de pimenta dedo de moça sem as sementes picadas
10 g de gengibre picados
50 ml de mel
Flores de Ipê para finalizar
50 ml de limão rosa ou taiti
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo
Prepare um vinagrete com o azeite, o sal e o limão e o mel.
Junte os ingredientes cortados em um recipiente, misturando delicadamente. Por fim junte a vinagrete e ajuste o sal.
Coloque em porções individuais e finalize com as flores.

Pesto de Flores de Ipê- Roxo

Ingredientes:
20 flores de Ipê roxo
10 g de alho picado
50 g de parmesão ralado
1 xícara de castanhas ou amendoim torrado
Azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Higienize as flores retirando os pistilos e colocando em solução de hipoclorito de sódio por 10 minutos.
Triture no processador todos os ingrediente e por último adicione as flores para terminar de processar. Finalize com azeite. Sirva em torradas ou sobre uma massa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação