10 de abril de 2025

Linha do Tempo celebra 75 anos de Maringá levando visitantes para viagem ao passado


Por Redação GMC online Publicado 11/05/2022 às 22h48 Atualizado 20/10/2022 às 21h31
Ouvir: 03:45
Linha do Tempo celebra 75 anos de Maringá levando visitantes para viagem ao passado
Foto: Divulgação

Maringá acaba de completar 75 anos de história e o Grupo Maringá de Comunicação (GMC) decidiu estender as comemorações: durante todo o mês de maio e junho vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

Trata-se do projeto Linha do Tempo, que contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá. As reportagens, por sua vez tiveram como base entrevistas concedidas para o podcast que leva o nome do projeto e que pode ser assistido no canal da Maringá FM no YouTube ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify. Ao todo, serão 10 episódios mergulhando na história de Maringá por diferentes ângulos.

Foto: Divulgação

As entrevistas do podcast são conduzidas pela jornalista Brenda Caramaschi, em formato de mesa redonda, onde seus participantes relembram histórias e trazem diferentes pontos de vista sobre os temas abordados. “Os programas contam com a participação de historiadores, pioneiros, pesquisadores… Mas essencialmente de gente que viveu e vive a cidade e que tem amor pelo que Maringá vem construindo nesses 75 anos. O público vai poder conhecer de perto fatos pouco divulgados e falas de quem viveu momentos históricos, como a implantação da Universidade Estadual de Maringá, a instalação dos primeiros pontos comerciais da cidade, dos primeiros veículos de comunicação, e de viajar pelo tempo e pelo desenvolvimento impulsionado por cada uma dessas áreas até chegar à cidade que vivemos hoje”, conta a mediadora.

A produção do projeto teve apoio e participação ativa de Miguel Fernando, criador do Maringá Histórica, e também da Prefeitura de Maringá, Copel e Usina Santa Terezinha. O projeto Linha do Tempo também está presente nas rádios MIX FM, Maringá FM e CBN Maringá, com inserções de trechos das entrevistas dos podcasts.

“Esse é um presente que queremos deixar para a cidade como forma de relembrar e valorizar quem fez história até aqui e também de documentar o que vivemos para que as próximas gerações possam recordar um dia. Através de várias plataformas vamos poder sentir e viver a história de Maringá. É uma história de verdadeiros desbravadores e de pessoas que amam essa terra, que vivida e revivida em sons, imagens, textos imersivos, um passeio cultural e cheio de conhecimento em torno do Parque do Ingá. É um projeto especial e diferenciado para a cidade”, diz José Roberto Mattos, diretor comercial do GMC.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação