Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá FM transmite programa em homenagem à imigração japonesa


Por Redação GMC Online Publicado 15/06/2020 às 13h45 Atualizado 24/02/2023 às 06h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Vapor Kasato Maru atracado no cais de Santos (SP), trazendo os primeiros japoneses para o Brasil, em 1908. Acervo Memorial do Imigrante, São Paulo.

No dia 18 de junho, quando a chegada do Kasato Maru no porto de Santos (SP) completará 112 anos, a Maringá FM, com apoio de veículos de comunicação da comunidade japonesa no Brasil, irá transmitir um programa especial com músicas, fatos marcantes da história da imigração e depoimentos de importantes representantes da comunidade nipônica no País. Maringá tem uma das comunidades japonesas mais representativas do País. 

A produção do programa está a cargo do produtor de eventos Takao Sato, responsável por grandes eventos que celebram a cultura japonesa no Brasil, como o Festival Nipo-brasileiro, em Maringá, e o Rio Matsuri, no Rio de Janeiro. “O mundo inteiro tem cerca de 3 milhões de nikkeis fora do Japão, e 2 milhões deles estão no Brasil – só em São Paulo, há 1 milhão. Podemos dizer que o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Nesse contexto, Maringá é um exemplo de preservação dessa cultura. Vamos celebrar tudo isso em um programa muito especial, que vai mesclar história, música e grandes personalidades”, conta Sato. 

Do outro lado do mundo, a presença brasileira também é forte. Cerca de 200 mil brasileiros vivem hoje na Terra do Sol nascente, principalmente nas províncias de Aichi, Shizuoka e Mie. “A ideia é estabelecer parcerias com entidades, influenciadores e veículos de comunicação do Japão que possam fazer a disseminação desse conteúdo entre os brasileiros que lá vivem, para fortalecer ainda mais esse rico intercâmbio cultural”, justifica o produtor. 

Para a head de comunicação da Maringá FM, Jany Lima, contar a história da imigração japonesa no Brasil é celebrar a própria história de Maringá.

“Os japoneses e seus descendentes contribuíram muito para o desenvolvimento de nossa cidade e representam uma parcela importante de nossa comunidade. Essa história deve ser sempre lembrada, e nós como o principal grupo de comunicação da cidade estamos retribuindo toda essa dedicação com essa homenagem”, diz Jany. 

O programa vai ao ar às 20 horas do dia 18 de junho, quinta-feira, na frequência 97,1 FM, para Maringá e mais de 100 cidades da região. De qualquer lugar do mundo, o público poderá acompanhar o programa ao vivo pelo site da rádio e, depois, o conteúdo será transformado em um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming de música. 

A iniciativa conta com o apoio do Jornal Nippak, Nikkey Shimbun, Revista Mundo OK, Portal Oriente-se, Yomitai – Estação Multimídia, Made in Japan, Hashitag, AkibaSpace, Podcast +81 – Código de Área do Japão, Utiná Press, Rádio Nikkey (Toyohashi), Japão Aqui, Alternativa e Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Conheça ‘O Salário do Medo’: filme em alta da Netflix recria premiado clássico francês


A Netflix, assim como toda indústria do entretenimento, é entusiasta das refilmagens e não deixa passar a oportunidade de contar…


A Netflix, assim como toda indústria do entretenimento, é entusiasta das refilmagens e não deixa passar a oportunidade de contar…

GMC+

Show de Roberto Carlos cancelado: como conseguir reembolso do ingresso


A concessionária Allegra Pacaembu e a Four Even Eventos e Produções, responsáveis pelo show cancelado de Roberto Carlos, na sexta-feira,…


A concessionária Allegra Pacaembu e a Four Even Eventos e Produções, responsáveis pelo show cancelado de Roberto Carlos, na sexta-feira,…

GMC+

Alok lança ‘O Futuro é Ancestral’, disco com representantes de oito tribos indígenas; ouça


O DJ e produtor Alok lançou na sexta-feira, 19, seu primeiro álbum de estúdio, intitulado O Futuro é Ancestral. O…


O DJ e produtor Alok lançou na sexta-feira, 19, seu primeiro álbum de estúdio, intitulado O Futuro é Ancestral. O…