Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de janeiro de 2026

Abear e empresas aéreas homenageiam Constantino Júnior


Por Agência Estado Publicado 24/01/2026 às 15h56
Ouvir: 00:00

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e empresas do setor se manifestaram sobre a morte de Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do Conselho de Administração da Gol.

O executivo morreu na manhã deste sábado, aos 57 anos, em decorrência de um câncer. As mensagens de pesar celebraram Constantino como um “visionário” na aviação brasileira.

“A Abear manifesta profundo pesar pelo falecimento de Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas e membro titular do Conselho Deliberativo da Abear. Empreendedor visionário, Constantino foi um dos grandes responsáveis por redefinir o transporte aéreo no Brasil. À frente da criação da Gol, tornou-se a imagem de um novo modelo de companhia aérea no País. Como legado, Constantino deixa inestimável contribuição para a democratização da aviação comercial brasileira”, disse a associação.

O Grupo Abra, do qual Constantino foi fundador e onde atuava como presidente do Conselho de Administração, destacou que o executivo foi um “verdadeiro visionário, guiado por um propósito claro: tornar o transporte aéreo acessível a todos”.

“Sob sua liderança, a Gol tornou-se a primeira companhia aérea do Brasil a democratizar o transporte aéreo, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento em todo o País, e o Abra Group foi criado para expandir esse propósito por toda a América Latina. O Abra continuará seu legado, trabalhando por um ambiente mais equilibrado na América Latina, fortalecendo a conectividade, aprimorando a forma como a região voa e promovendo maior acesso ao transporte aéreo para todos.”

A Latam Airlines Brasil lamentou o falecimento de Constantino e se referiu ao executivo como um “empreendedor visionário” e “um dos grandes responsáveis por transformar o mercado da aviação no Brasil”. “À frente da fundação da Gol, introduziu um modelo de negócios inovador, que ampliou o acesso ao transporte aéreo, estimulou a concorrência e contribuiu de maneira decisiva para o crescimento e a modernização do setor no País. Sua capacidade de inovar, aliada à coragem de desafiar paradigmas estabelecidos, deixou um legado duradouro para a indústria e para milhões de brasileiros que passaram a voar”, disse a empresa.

Hoje a aviação brasileira perde uma de suas figuras mais relevantes, afirmou a Azul Linhas Aéreas. “O falecimento de Constantino de Oliveira Júnior representa uma perda significativa para todo o setor aéreo do País. Empreendedor visionário na fundação da Gol Linhas Aéreas, teve papel decisivo na transformação da aviação no Brasil, ampliando o acesso ao transporte aéreo e deixando um legado que seguirá influenciando nossa indústria por muitos anos.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dinheiro é raridade em pedágios após resistência inicial à adoção de meios digitais


O pagamento em dinheiro responde hoje por menos de 7,5% das transações nas praças de pedágio, segundo dados das principais…


O pagamento em dinheiro responde hoje por menos de 7,5% das transações nas praças de pedágio, segundo dados das principais…

Economia

Escudo ou gatilho? Papel da IA na próxima crise financeira ainda é incerto


O relógio marca 10h32 em uma segunda-feira qualquer. Um algoritmo de inteligência artificial interpreta de maneira pessimista um relatório de…


O relógio marca 10h32 em uma segunda-feira qualquer. Um algoritmo de inteligência artificial interpreta de maneira pessimista um relatório de…

Economia

Caso Master: Deputado pede para PGR investigar Ibaneis e buscar bloqueio de bens de governador


O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) pediu ao Ministério Público Federal para investigar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha…


O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) pediu ao Ministério Público Federal para investigar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha…