Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Alívio nos juros após dado de serviços e CPI dos EUA anima Ibovespa, que sobe a 121 mil pontos


Por Agência Estado Publicado 15/01/2025 às 11h57
Ouvir: 00:00

O Ibovespa avança nesta quarta-feira, 15, em sintonia com a valorização das commodities e dos índices de ações internacionais. Investidores avaliam o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) norte-americano, que trouxe números um pouco menos pressionados da inflação americana, conforme especialistas. A leitura reforça o quadro de arrefecimento retratado ontem no PPI, que avalia os preços no atacado, após a forte geração de vagas de emprego nos EUA, segundo o payroll (relatório de emprego) divulgado na sexta-feira.

Nesta quarta, o volume financeiro promete superar a média diária dos R$ 20 bilhões devido ao vencimento de opções sobre Ibovespa.

Neste ambiente mais tranquilo no exterior, os rendimentos dos Treasuries cedem e influenciam os juros futuros, que ainda refletem a queda mais forte do que a esperada no volume de serviços em novembro em relação a outubro. Desta forma, estimula principalmente alta de alguns papéis mais sensíveis a juros, ainda que o cenário seja de Selic saindo dos atuais 12,25% para no mínimo 14,25% ao ano em março, conforme a indicação do Banco Central.

Ainda que o índice de preços ao consumidor norte-americano não seja o predileto do Federal Reserve (Fed) em suas tomadas de decisões de política monetária, é acompanhado com afinco pelos investidores em meio a dados mostrando força da atividade.

Depois da divulgação do payroll, na sexta-feira, houve certa cautela, gerando avaliação de haver um espaço limitado para novos cortes dos juros nos Estados Unidos, ressalta Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Claritas. Agora, diz, o CPI indicando um cenário de inflação um pouco mais tranquila, anima os mercados. “Apesar de a desinflação estar ocorrendo de forma lenta, não traz sustos e não vai na direção mais dura do Fed”, completa Ashikawa.

O CPI dos Estados Unidos subiu 0,4% em dezembro ante novembro, em relação à média das estimativas de 0,3%. Na comparação anual, o avanço foi de 2,9% em dezembro (previsão: 2,9%).

O núcleo do indicador – que exclui itens voláteis como alimentos e energia – subiu 0,2% no mês, igual ao previsto, e 3,2% na comparação anual (previsão: 3,3%).

“O CPI veio um pouco melhor, no sentido de indicar uma inflação um pouco mais tranquila nos Estados Unidos”, avalia Antonio Madeira, da MCM Consultores. Segundo o economista, ainda é preciso aguardar outros indicadores para tirar conclusões a respeito da política monetária americana.

Segundo Madeira, da MCM, é preciso avaliar “o conjunto da obra, aguardar mais informações do mercado de trabalho. Pelos últimos indicadores do Fed, o corte de juros tende a ser pausado neste começo de ano até mesmo para avaliar a nova gestão de Donald Trump”, completa o economista.

Ontem, o Ibovespa fechou em alta pelo segundo pregão seguido, aos 119.298,67 pontos, com valorização de 0,25%.

Às 11h28, o Índice Bovespa tinha alta de 1,37% e marcava 120.928,32 pontos. As ações da Vale subiam 0,60%, em meio ao avanço de 0,71% do minério de ferro na China. Já Petrobras subia entre 0,35% (PN) e 0,24% (ON). O petróleo, por sua vez avançava em torno de 1,00%. Só Unit de Klabin (-1,48%), Suzano ON (-0,695) e Brava ON (-0,32%) e Weg ON (-0,04%) caíam, de um total de 87 ações.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Zema critica vetos ao Propag e ameaça não aderir a programa sobre federalização da Cemig


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, criticou por meio de suas redes sociais os vetos do presidente Luiz Inácio…


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, criticou por meio de suas redes sociais os vetos do presidente Luiz Inácio…

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta, com perspectivas de maior relaxamento monetário após CPIs


As bolsas da Europa fecharam com altas acima de 1% nesta quarta-feira, 15, em uma sessão que repercutiu dados de…


As bolsas da Europa fecharam com altas acima de 1% nesta quarta-feira, 15, em uma sessão que repercutiu dados de…

Economia

Estoques de petróleo nos EUA caem 1,962 milhão de barris, revela DoE


Os estoques de petróleo nos Estados Unidos tiveram queda de 1,962 milhão de barris, a 412,68 milhões de barris na…


Os estoques de petróleo nos Estados Unidos tiveram queda de 1,962 milhão de barris, a 412,68 milhões de barris na…