Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Bolsas da Europa fecham em alta, com avanços em negociações comerciais impulsionando risco


Por Agência Estado Publicado 27/06/2025 às 13h52
Ouvir: 00:00

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 27, em uma cenário de múltiplos desdobramentos de negociações comerciais impulsionando o apetite por risco, na medida em que acordos vão sendo desenhados para contornar as tensões do últimos meses. A sessão encerra uma semana de ganhos para os índices, que começaram o período impulsionados pela redução das tensões no Oriente Médio.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,14%, a 543,63 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,72%, a 8.798,91 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 1,48%, a 24.000,27 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 1,78%, a 7.691,55 pontos.

Os EUA e a China confirmaram nesta sexta detalhes do acordo comercial alcançado neste mês em Londres, que implementará o consenso de Genebra. A China revisará e aprovará solicitações de exportação de itens sob regras de controle de exportação, enquanto os EUA cancelarão uma série de medidas restritivas impostas a produtos chineses.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou na quinta-feira que a UE recebeu o “último documento dos EUA” para novas discussões sobre tarifas e que a UE está pronta para um acordo. Ela fez a ressalva, porém, de que o bloco também está se “preparando para a possibilidade de não chegar a um acordo satisfatório”. Na Casa Branca, a secretária de Comunicação e porta-voz Karoline Leavitt disse na quinta que o prazo de 9 de julho para o fechamento de acordos comerciais não é crítico para o governo Trump, sinalizando uma possível extensão da data.

Uma reportagem da Reuters revelou que produtores de conhaque da França também negociam um acordo comercial com a China para aliviar tarifas, em troca de alívio em investigações antidumping sobre veículos elétricos chineses. “Como você provavelmente percebeu, o foco agora mudará da geopolítica para as negociações comerciais – e se as notícias forem boas o suficiente, o impulso ao risco pode facilmente ganhar força”, afirma Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank.

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Klaas Knot disse que o BCE poderá ter de manter os juros básicos nos níveis atuais por algum tempo enquanto avalia os riscos para a trajetória da inflação. Ele afirmou também que não pode descartar um novo corte das taxas, mas ressaltou que os dirigentes precisarão avaliar como a guerra comercial e os preços de energia afetarão a economia.

Em Madri, a Indra, empresa do setor de defesa, subiu 4,84%, sendo a maior alta do Ibex 35, que avançou 1,11%, a 13.969,00 pontos. O movimento ocorre após o Morgan Stanley ter dobrado seu preço-alvo para a companhia de € 21,50 para € 47. A alteração ocorre após a empresa realizar sua assembleia geral de acionistas, na qual, entre outras questões, destacou sua firme intenção de apoiar os esforços nacionais e europeus para alcançar autonomia estratégica. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,99%, a 39.742,21 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 1,24%, a 7.523,59 pontos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula diz que ‘salário e jornada decentes’ é o que vai ‘fazer as pessoas trabalharem’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira, 8, que empresários ofereçam vagas de trabalho com melhores salários…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira, 8, que empresários ofereçam vagas de trabalho com melhores salários…

Economia

Bolsas de NY fecham em queda, de olho em movimentações corporativas


As bolsas de Nova York fecharam a sessão desta segunda-feira, 08, em queda, com investidores cautelosos antes do início da…


As bolsas de Nova York fecharam a sessão desta segunda-feira, 08, em queda, com investidores cautelosos antes do início da…

Economia

Petlove pede a Cade para comprar ativos desinvestidos em caso de aprovação da fusão Petz-Cobasi


A Petlove pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que seja a compradora dos ativos desinvestidos em caso de…


A Petlove pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que seja a compradora dos ativos desinvestidos em caso de…