Bolsas de NY fecham em alta com Dow Jones em destaque após PMI robusto nos EUA


Por Agência Estado

Os principais índices referenciais da bolsa de Nova York fecharam em alta, com o Dow Jones mostrando de novo desempenho mais firme, após dados de atividade nos Estados Unidos acima do esperado realçarem a solidez da economia. O Nasdaq acelerou os ganhos no fim do dia, enquanto as ações de tecnologia, incluindo as da Nvidia, seguiram limitando o índice.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,97%, aos 44.296,51 pontos. O S&P 500 avançou 0,35%, aos 5.969,34 pontos e o Nasdaq computou ganho de 0,16%, encerrando aos 19.003,65 pontos. Na semana, o Dow avançou 1,96%; o S&P 500 subiu 1,68% e o Nasdaq, 1,73%

Nos EUA, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu a 55,3 em novembro, acima do esperado, com o grupo associado ao setor de serviços mostrando um desempenho robusto.

Entre os componentes do Dow Jones, a Boeing avançou 4,10%, seguida pela American Express (3,02%) e Nike (3%). A Walmart prolongou seus ganhos e subiu 2,60% ainda sob efeito do resultado trimestral acima do esperado apresentado na semana.

Outra varejista em destaque foi a Gap, que disparou 12,8%. A varejista de vestuário anunciou, na quinta-feira, lucro acima das expectativas no terceiro trimestre e elevou a projeção para o ano fiscal, com o CEO Richard Dickson dizendo que a temporada de férias “começou forte”. A Gap prevê que as vendas líquidas aumentem entre 1,5% e 2% em relação ao ano anterior, em comparação projeção anterior de que as vendas “aumentariam ligeiramente”.

A Nvidia caiu 3,2% após ter fechado ontem em alta de 0,53% no pregão, depois de a companhia, a principal fabricante de chips para aplicações de inteligência artificial, apresentar projeções de receita que não entusiasmaram alguns investidos acostumados com o desempenho estelar que gerou um ganho vertiginoso de quase 200% das ações neste ano.

A Snowflake fez um ajuste em baixa de 2,28% após a companhia de software ter disparado 33% ontem na esteira do lucro e faturamento com produtos acima do esperado no terceiro trimestre.

Sair da versão mobile