Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de dezembro de 2024

Cautela externa impede Ibovespa de se empolgar após aprovação do pacote fiscal no Congresso


Por Agência Estado Publicado 20/12/2024 às 11h20
Ouvir: 00:00

A aprovação do pacote fiscal no Congresso Nacional é insuficiente para empolgar o Ibovespa no pregão desta sexta-feira, 20, dada a cautela externa no período da manhã. Desta forma, será difícil o principal indicador apagar a queda em torno de 3,00% registrada até o momento.

“Há um sentimento de aversão ao risco lá fora. Por ora, não vejo virada deste cenário”, diz Matheus Spiess, analista da Empiricus Reseach. Segundo ele, a aprovação das medidas fiscais ontem a poucos dias do recesso parlamentar é boa nótica. “É positivo e ainda tem a votação do Orçamento, que deve avançar sem problemas. No entanto, o problema fiscal prevalece. O Congresso não tem estímulos para endurecer a medidas fiscais, e 2025 deve ser um ano desafiador”, avalia Spiess.

Ontem, o Ibovespa subiu 0,34%, fechando aos 121.187,91 pontos. Não se pode descartar volatilidade ao longo do dia, em meio ao vencimento de opções sobre ações hoje.

A ligeira baixa do Ibovespa vai na contramão do alívio módico no dólar à vista, em meio a novos do Banco Central e após a aprovação do plano fiscal. Já os juros futuros avançam em meio à divulgação das condições dos leilões de compra e venda de títulos públicos e com o mercado insatisfeito com a desidratação das medidas do pacote fiscal já aprovadas pela Câmara e Senado.

No exterior, os índices futuros de ações em Nova York caem diante do risco crescente de paralisação do governo americano, após a Câmara dos Estados Unidos rejeitar uma proposta de financiamento. As bolsas europeias também cedem ainda refletindo novas ameaças de tarifas pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Neste ambiente, o petróleo tem desvalorização em torno de 0,90%, pesando nas ações da Petrobras. ON perdia 0,45% e PN, de 0,03% por volta das 11 horas. Hoje a Petrobras fará o pagamento da segunda parcela dos proventos aprovados pelo conselho de administração da empresa.

Na China, o banco central manteve os juros no nível atual. Por lá, o minério de ferro fechou em baixa de 0,77% em Dalian hoje. Vale cedia 0,35% e contaminava as demais ações do setor de metais, com exceção de CSN ON, que subia 0,43%.

Aqui, as incertezas não foram dizimadas após o pacote de contenção de gastos enviado ter sido aprovado na noite de ontem pelo Congresso. Isso porque houve mudanças em 19 textos dos três projetos apresentados pelo Executivo para manter o arcabouço fiscal de pé. Agora só precisa de mais uma apreciação no Senado, o que deve acontecer hoje.

“Se levarmos em consideração as alterações realizadas pelos congressistas e as chances de materialização das medidas, o potencial impacto nas despesas ficaria em torno de R$ 40 bilhões para 2025 e 2026”, calcula a LCA Consultores, lembrando em relatório que o governo estimava R$ 71 bilhões.

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, acredita que o montante tem chance se ser alcançado. Para ele, o processo legislativo foi como um “voto de confiança” do Congresso no plano do governo.

Em entrevista exclusiva ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Durigan, classificou o andamento do pacote fiscal no Congresso como um “passo fundamental” para a evolução da seara fiscal no País, reconhecendo, por sua vez, que a discussão não se encerra.

Às 11h13, o Ibovespa subia 0,02%, aos 121.208,19 pontos, perto da máxima de 121.270,58 pontos, quando avançou 0,07%. Na mínima atingiu 120.700,49 pontos (-0,40%).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ibovespa termina o dia em alta de 0,75% após Lula garantir autonomia de Galípolo


Depois de cambalear na primeira parte da sessão desta sexta-feira de vencimento de opções sobre ações, a Bolsa conseguiu ganhar…


Depois de cambalear na primeira parte da sessão desta sexta-feira de vencimento de opções sobre ações, a Bolsa conseguiu ganhar…

Economia

Dólar cai pelo 2º dia seguido com atuação do BC, mas avança 0,68% na semana


O dólar à vista emendou o segundo pregão consecutivo de baixa nesta sexta-feira, em mais um dia de intervenção pesada…


O dólar à vista emendou o segundo pregão consecutivo de baixa nesta sexta-feira, em mais um dia de intervenção pesada…

Economia

Bolsas de NY fecham em alta com dados de inflação e busca de saída para orçamento nos EUA


As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira, 20, após dados de inflação darem um alívio depois de…


As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira, 20, após dados de inflação darem um alívio depois de…