Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Começa a primeira etapa da reunião do Copom, de análise de conjuntura


Por Agência Estado Publicado 04/11/2025 às 10h28
Ouvir: 00:00

A primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) começou às 10h07 desta terça-feira, 4, informou o Banco Central. Nesta fase, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, e os oito diretores assistem a apresentações técnicas do corpo funcional sobre a economia, para embasar a decisão sobre a taxa Selic. A decisão será divulgada na quarta-feira, 5, a partir das 18h30.

O mercado está unânime quanto à manutenção da Selic em 15% nesta reunião, e, segundo pesquisa Projeções Broadcast, a maioria das instituições (92%) prevê que a taxa fique estável nesse nível até, pelo menos, o final do ano.

Para analistas consultados pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), na comunicação desta quarta-feira, é provável que o Copom mantenha a mensagem principal de que o juro ficará em patamar significativamente contracionista por período prolongado.

Eles avaliam que o cenário entre reuniões se desenvolveu em linha com o esperado pelo colegiado; com dados mais benignos de inflação corrente, apesar das expectativas ainda desancoradas, e sinais mistos da atividade, mas com indicação de uma ligeira desaceleração.

Enfatizam que há, no entanto, grande incerteza sobre o cenário no ano que vem. No âmbito doméstico, o destaque é o ambiente fiscal, com a proximidade do período eleitoral. Já no internacional, a grande interrogação é se haverá continuidade no ciclo de afrouxamento promovido pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), frente a dados mais fortes do que o esperado do mercado de trabalho, atividade e inflação nos Estados Unidos.

Desde a última reunião, a mediana do Focus para a inflação de 2025 diminuiu de 4,83% para 4,55% – ligeiramente acima do teto da meta de inflação, de 4,50% -, e de 2026, de 4,30% para 4,20% – ainda acima do centro da meta, de 3,0%. No intervalo, o IPCA-15 desacelerou a 0,18% em outubro, ante 0,48% em setembro. Em 12 meses, arrefeceu de 5,32% para 4,94%.

Já o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,40% em agosto, na série com ajuste sazonal, depois de cair 0,52% em julho. O resultado ficou abaixo da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que apontava para uma alta de 0,70%.

No período entre reuniões, o presidente do BC e outros membros do colegiado reiteraram a mensagem de que o juro deve permanecer em nível contracionista por tempo prolongado.

Em declaração recente, o banqueiro central afirmou que a manutenção da taxa de juros nessa condição é necessária para produzir a convergência da inflação à meta. Na ocasião, disse que o BC está “bastante incomodado pelo fato de que ela ainda não está na meta”, mas que a autarquia vê um processo de desaceleração ocorrendo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a venda da Warner


Ainda não se sabe se a Warner será vendida à Netflix ou à Paramount. Mas é certo que, se a…


Ainda não se sabe se a Warner será vendida à Netflix ou à Paramount. Mas é certo que, se a…

Economia

Economia do País jamais poderia ser um problema para a reeleição de Lula, diz Haddad


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na noite desta sexta-feira, 12, que, ao assumir o cargo, avaliou, junto a…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na noite desta sexta-feira, 12, que, ao assumir o cargo, avaliou, junto a…

Economia

Trump: Eu deveria ter um papel nas conversas com quem quer que seja o presidente do Fed


O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 12, que acredita que ele deveria ter um papel nas conversas…


O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 12, que acredita que ele deveria ter um papel nas conversas…