20 de abril de 2025

Cursos de negócios online ocultam armadilhas


Por Agência Estado Publicado 16/07/2023 às 08h30
Ouvir: 04:03
Foto: Ilustrativa/Freepik.

“Faça um curso e ganhe dinheiro na internet abrindo seu próprio negócio.” Ou: “o sucesso é rápido e garantido”. Promessas desse tipo aparecem com frequência nas redes sociais, mas especialistas advertem que é preciso tomar cuidado para não cair num golpe. “Não é de uma hora para a outra que a pessoa vai começar a vender ‘rios’ e fazer muito dinheiro em cima disso. É preciso ter muita cautela”, diz o professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP Roberto Augusto Pfeiffer.

Os chamados gatilhos mentais utilizados para convencer as pessoas a comprar os cursos são muito eficientes porque agem sobre as vulnerabilidades – financeira e mental. “Ganhe dinheiro rapidamente”; “sucesso garantido”; “método testado”; “aprenda com quem já faz há muito tempo”; “tenha a liberdade que tanto busca”; “trabalhe de casa” e inúmeros outros.

A especialista em economia comportamental e fundadora da consultoria InBehavior Lab, Flávia Ávila, explica que essas armas são usadas para fazer com que as pessoas não parem para pensar sobre o tema.

Em vendas de cursos na internet, um dos vieses (truques) mais comuns é o da “escassez”: é ressaltada ao consumidor a ideia de que há poucas vagas ou que o tempo da promoção é limitado. Isso induz a pessoa a não raciocinar muito e sentir que é melhor fechar logo o negócio.

Isso não quer dizer que todos os cursos vendidos na internet sejam ruins ou golpes disfarçados. Mas, como afirma o consultor de negócios do Sebrae-SP Eder Max, é necessário estar preparado para separar o “joio do trigo”.

Há três temas que são muito vendidos em cursos online com promessa de ganhos imediatos. O mais “quente” atualmente é o dropshipping. Essa prática consiste em não ter um estoque físico. O empreendedor online atua como uma espécie de intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Max explica que esse setor é extremamente complexo e demanda uma compreensão razoável de negócios e de área jurídica. “Nesses cursos, eles dão uma lista de fornecedores, mas vai ser o mesmo fornecedor para todo mundo. Então, pulverizou a informação.”

FIQUE ATENTO

Reputação – Pesquise sobre a empresa e veja a reputação da marca. Isso pode ser feito consultando órgãos de defesa do consumidor, como Procon e consumidor.gov, e sites como o Reclame Aqui.

Análise – Compare o curso com outros conteúdos feitos por empresas mais consolidadas, “sempre lembrando que não existe milagre”, diz o professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP Roberto Augusto Pfeiffer.

Realismo – Olhe o cenário de forma realista, “Já comprou algum outro curso? Deu certo em outras ocasiões?”, questiona a fundadora da consultoria InBehavior Lab, Flávia Ávila. Precisa mesmo daquilo ou está agindo por impulso? Essa pergunta é fundamental para quem está atrás de um curso para vingar como empreendedor.

Conhecimento – Se sua empresa não é conhecida o suficiente para conseguir boas vendas, precisa trabalhar para divulgar sua marca, e não achar que as coisas vão acontecer “da noite para o dia”. Lembre-se sempre: “Eu compro de você se eu conheço, gosto do seu trabalho e confio nele”, declara Eder Max, consultor de negócios do Sebrae-SP.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Na China, Silveira alinha com BYD investimentos em carros elétricos e soluções de bateria


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encontrou neste domingo, 20, em viagem à China, o vice-presidente da BYD…


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encontrou neste domingo, 20, em viagem à China, o vice-presidente da BYD…

Economia

Coreia do Sul negociará tarifas com EUA nesta semana  


Coreia do Sul e Estados Unidos terão encontros bilaterais para negociações tarifárias nesta semana. O ministro da Indústria e do…


Coreia do Sul e Estados Unidos terão encontros bilaterais para negociações tarifárias nesta semana. O ministro da Indústria e do…

Economia

Guerra comercial de Trump ameaça o propano, uma das principais exportações de energia dos EUA


As tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump estão desafiando um dos maiores sucessos de exportação dos Estados Unidos na…


As tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump estão desafiando um dos maiores sucessos de exportação dos Estados Unidos na…