Dirigente defende independência do Fed para ‘sucesso dos EUA’ em meio a pressões políticas


Por Agência Estado

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Kansas City, Jeffrey Schmid, defendeu a importância da independência do banco central como condição essencial para o bom funcionamento da política monetária e para o sucesso econômico de longo prazo dos Estados Unidos. Mesmo sem citar o presidente dos EUA, Donald Trump, as declarações de Schmid ocorrem em meio a frequentes comentários do republicano sobre a autoridade monetária dos EUA.

Ao abordar o tema, Schmid afirmou que, por independência, entende-se “a capacidade de definir as taxas de juros na busca de nossos objetivos de mandato duplo, sem considerações políticas” – isto é, a capacidade de fixar juros com foco exclusivo na estabilidade de preços e no pleno emprego, sem interferências políticas.

Segundo ele, a experiência histórica é clara ao demonstrar que “um banco central focado exclusivamente em seus mandatos entrega melhores resultados econômicos”. Para o dirigente, preservar essa autonomia institucional é fundamental para assegurar credibilidade à condução da política monetária e evitar a sobreposição entre decisões técnicas e interesses fiscais ou políticos.

Schmid também alertou que a atuação do banco central deve evitar a percepção de que suas ferramentas estejam sendo usadas para fins além da política monetária. Caso contrário, há risco de que as fronteiras entre política monetária e fiscal se tornem difusas, o que poderia comprometer a confiança na autoridade monetária. “Manter a independência da política monetária é essencial para o sucesso de longo prazo da economia”, afirmou.

De acordo com ele, uma política monetária sólida contribui para estabilidade econômica e financeira, crescimento sustentado e melhora do padrão de vida. Schmid concluiu que cumprir de forma consistente os objetivos do mandato é a principal contribuição que o Fed pode oferecer para garantir a prosperidade contínua da economia norte-americana.

Sair da versão mobile