Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Dólar recua com expectativas de negociações entre EUA e China, após abrir em alta


Por Agência Estado Publicado 20/10/2025 às 09h47
Ouvir: 00:00

O dólar abriu em alta no mercado à vista na manhã desta segunda-feira, 20, em meio às quedas do petróleo e do minério de ferro, mas passou a cair ante o real, acompanhando a perda de força da moeda americana ante peso chileno e peso mexicano em meio a expectativas de uma nova rodada de negociações entre os EUA e Pequim nesta semana. Investidores digerem dados mistos da China, com desaceleração do PIB do terceiro trimestre, alta em vendas no varejo e produção industrial em setembro e quedas no setor de moradias e investimentos em ativos fixos.

Os juros futuros operam com viés de baixa na esteira dos rendimentos dos Treasuries e dólar. Os ajustes dos ativos locais podem ser afetados ainda pelo cenário fiscal no País ao longo do dia e semana.

A mediana do boletim Focus para a inflação suavizada em 12 meses recuou de 4,13% para 4,12%, após estar em 4,36% há um mês. A mediana para o IPCA de 2025 recuou de 4,72% para 4,70%, permanecendo 0,20 ponto acima do teto da meta de 4,5%. Para 2026, passou de 4,28% para 4,27%.

O BNDES e a Finep aprovaram R$ 14 bilhões em financiamentos a projetos de inovação entre janeiro e setembro deste ano, no âmbito do plano Nova Indústria Brasil (NIB).

Na China, as vendas de novas moradias na China caíram 7,6% entre janeiro e setembro ante igual período de 2024, ampliando a queda de 7% até agosto, segundo o NBS. Já o preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China caiu 0,41% em setembro ante agosto, segundo cálculos do The Wall Street Journal baseados em dados do NBS. Em agosto, a queda havia sido de 0,3%. Na comparação anual, os preços recuaram 2,7%, após baixa de 3% no mês anterior.

A China atribuiu a desaceleração do PIB no terceiro trimestre ao “abuso de tarifas por alguns países”, que teria desorganizado o comércio global. O porta-voz do NBS afirmou que, apesar da perda de fôlego, a economia mantém bases sólidas e resiliência.

O presidente chinês, Xi Jinping, abriu a reunião fechada do Partido Comunista que definirá o plano quinquenal da China (2026-2030). Segundo a Xinhua, o foco será em inovação, segurança nacional e crescimento de alta qualidade. O texto final será divulgado em março.

A União Europeia chegou a um acordo para proibir totalmente as importações de gás natural russo até 1º de janeiro de 2028, como parte do plano REPowerEU para reduzir a dependência energética de Moscou.

Às 9h19, o dólar à vista tinha mínima a R$ 5,3996, com queda de 0,11%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a venda da Warner


Ainda não se sabe se a Warner será vendida à Netflix ou à Paramount. Mas é certo que, se a…


Ainda não se sabe se a Warner será vendida à Netflix ou à Paramount. Mas é certo que, se a…

Economia

Economia do País jamais poderia ser um problema para a reeleição de Lula, diz Haddad


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na noite desta sexta-feira, 12, que, ao assumir o cargo, avaliou, junto a…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na noite desta sexta-feira, 12, que, ao assumir o cargo, avaliou, junto a…

Economia

Trump: Eu deveria ter um papel nas conversas com quem quer que seja o presidente do Fed


O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 12, que acredita que ele deveria ter um papel nas conversas…


O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 12, que acredita que ele deveria ter um papel nas conversas…