Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Dólar sobe com anúncio de ministros no radar e ajustes ante moedas emergentes


Por Agência Estado Publicado 09/12/2022 às 09h45
Ouvir: 00:00

O dólar à vista opera em alta na manhã desta sexta-feira, 9, ajustando-se a ganhos de algumas moedas emergentes, como peso mexicano, lira turca e Ran sul africano, e com o anúncio de ministros do futuro governo no radar. Lá fora, o dólar está misto e recua ante pares principais com investidores na expectativas por indicadores de inflação norte-americanos, às vésperas de decisões de juros nos EUA e Europa na próxima semana.

O IPCA de novembro subiu 0,41%, ficando no piso das expectativas do mercado e abaixo da alta de 0,59% em outubro, ajudando a aliviar a curva de juros. O IPCA acumula alta de 5,13% no ano, de acordo com o IBGE. O resultado acumulado em 12 meses foi de 5,9% até novembro, ante taxa de 6,47% até outubro e abaixo das projeções dos analistas, que iam de 5,94% a 6,4%, com mediana de 6,04%.

A liquidez é fraca e os investidores operam na expectativa pela coletiva de imprensa do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para anunciar nomes de ministros (10h15).

O Estadão/Broadcast apurou que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad comandará a Fazenda; o governador da Bahia, Rui Costa, irá para a Casa Civil; José Múcio Monteiro ficará à frente da Defesa; o senador eleito Flávio Dino será ministro da Justiça e o embaixador Mauro Vieira é o novo chanceler.

Lula decidiu antecipar em alguns dias o anúncio dos ministros para solucionar impasses com a Câmara, com as Forças Armadas – tanto que também devem ser anunciados os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica – e, ainda, para acalmar o mercado. Em conversas reservadas, o presidente eleito afirmou que precisa pôr em campo articuladores políticos para negociar a última etapa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Aprovado em dois turnos no Senado na quarta-feira, o texto ainda deve passar pelo crivo da Câmara. Deputados dizem que tentarão desidratar mais a PEC.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou a 0,35% na primeira prévia de dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No primeiro decêndio de novembro, o índice havia apresentado deflação de 0,60%.

O índice de preços ao consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,48% na primeira quadrissemana de dezembro, acelerando levemente ante a alta de 0,47% observada no fechamento de novembro, segundo dados publicados nesta sexta pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Nos EUA são esperados o PPI de novembro (10h30) e o Índice de Sentimento do Consumidor para o país da Universidade de Michigan, além das expectativas de inflação para um e cinco anos (12h).

Às 9h37 desta sexta-feira, o dólar à vista subia 0,63%, aos R$ 5,2492. O dólar janeiro 2023 ganhava 0,29%, aos R$ 5,270.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Economia

Infraero diz que não foi indenizada por investimentos em aeroportos concedidos


Com as estatais no foco do Tesouro em razão do risco às contas públicas, a Infraero sustenta que não recebeu…


Com as estatais no foco do Tesouro em razão do risco às contas públicas, a Infraero sustenta que não recebeu…

Economia

Taxas cedem em correção após estresse eleitoral, mas curva inclina na semana


Em um dia de liquidez reduzida e ausência de dados econômicos e novidades no noticiário político, os juros futuros negociados…


Em um dia de liquidez reduzida e ausência de dados econômicos e novidades no noticiário político, os juros futuros negociados…

Economia

Dólar avança 2,20% na semana com quadro eleitoral e remessas no radar


Em sessão volátil e marcada por trocas de sinal, o dólar subiu mais um degrau e emendou o sexto pregão…


Em sessão volátil e marcada por trocas de sinal, o dólar subiu mais um degrau e emendou o sexto pregão…