Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Ibama aprova conceito do plano da Petrobras de pesquisar bacia da Foz do Amazonas


Por Agência Estado Publicado 19/05/2025 às 19h56
Ouvir: 00:00

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) aprovou nesta segunda-feira, 19, o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), elaborado pela Petrobras. A medida é um avanço para a pesquisa de petróleo na bacia da Foz do Rio Amazonas, embora ainda não represente a licença para exploração na região, reforçou o Ibama.

De acordo com o Ibama, a aprovação do plano de ação significa que o conceito do plano “atendeu quesitos técnicos”. O planejamento está apto para realização de vistorias e simulações de resgates de animais.

“A aprovação conceitual do PPAF representa o cumprimento de uma etapa no processo de licenciamento ambiental, mas não configura a concessão de licença para o início da realização da perfuração exploratória. A continuidade do processo de licenciamento dependerá da verificação, em campo, da viabilidade operacional do Plano de Emergência Individual”, afirmou o Ibama, em nota.

De acordo com o instituto, as simulações que serão feitas a partir de agora servirão para avaliar, “na prática”, se o Plano de Emergência Individual da Petrobras é efetivo em um caso de acidente de derramamento de óleo.

Nos últimos meses, o tema da exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, região costeira entre o Rio Grande do Norte e o Amapá, colocou de lados opostos ambientalistas brasileiros e o setor de óleo e gás. Dentro do governo, a disputa também pôs em campos divergentes o Ministério de Minas e Energia (MME), a Casa Civil e a própria Presidência da República, e o Ministério do Meio Ambiente, ao qual o Ibama é subordinado.

Em 26 de fevereiro, técnicos do instituto haviam concluído um parecer sobre o licenciamento para pesquisa do bloco 59 na Bacia Foz do Amazonas pela Petrobras, com a recomendação de rejeição do pedido – em avaliação preliminar, cabendo à presidência do órgão a decisão final.

Agora, o Ibama define que a continuidade do processo de licenciamento da exploração de petróleo na região dependerá da verificação da viabilidade da operação do Plano de Emergência Individual. O instituto ainda alinhará com a estatal o cronograma para futuras vistorias e simulações.

Em nota divulgada à imprensa, o Ibama disse reafirmar “compromisso com o desenvolvimento sustentável do País”. O instituto disse ainda que busca integrar o desenvolvimento econômico com o “respeito às características socioambientais” da Bacia do Foz do Rio Amazonas.

“O Ibama reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do país, buscando integrar o desenvolvimento econômico e o aprimoramento da infraestrutura com respeito às características socioambientais de cada região”, disse o instituto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad admite que Orçamento de 2026 tem desafios, mas defende que cumprimento é crível


“Não há nada incoerente na peça orçamentária de 2026, tem desafios, mas é crível”, disse o ministro da Fazenda, Fernando…


“Não há nada incoerente na peça orçamentária de 2026, tem desafios, mas é crível”, disse o ministro da Fazenda, Fernando…

Economia

Haddad: Gostaria de ter avançado mais com agências de risco, mas vejo conjunto da obra


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira, 18, que vai continuar perseguindo o grau de investimento enquanto continuar…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira, 18, que vai continuar perseguindo o grau de investimento enquanto continuar…

Economia

União Europeia adia assinatura de acordo comercial com Mercosul


Lideranças da União Europeia (UE) não conseguiram desbloquear a assinatura imediata do acordo comercial com o Mercosul. A presidente da…


Lideranças da União Europeia (UE) não conseguiram desbloquear a assinatura imediata do acordo comercial com o Mercosul. A presidente da…