Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Ibovespa sobe com minério e dado operacional da Vale


Por Agência Estado Publicado 22/10/2025 às 11h58
Ouvir: 00:00

A valorização das commodities e o relatório trimestral da Vale, bem visto por analistas, estimulou alta do Ibovespa na manhã desta quarta-feira, 22. Ainda, fica no foco um encontro entre o governo brasileiro e o dos Estados Unidos no âmbito das tarifas no fim de semana. Porém, a fraqueza dos índices de ações em Nova York limita, e o mercado local mantém-se atento ao fiscal.

Pela manhã, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que as alternativas desenhadas pelo governo à Medida Provisória (MP) 1.303 devem render, “em linhas gerais”, o mesmo volume de receitas e corte de despesas que eram previstos com o texto. A fala gera expectativas de uma solução para essa questão, o que fez os juros futuros irem às mínimas e o Ibovespa acelerar alta.

Quanto ao tema das tarifas, há expectativa pelo encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o norte-americano Donald Trump, que foi agendado para o fim da tarde de domingo (manhã no Brasil), em Kuala Lumpur, na Malásia.

Segundo Enrico Cozzolino, head de análise da Levante, se de fato a reunião entre os presidentes tiver um desfecho positivo, com redução de tarifas, o Índice Bovespa pode ganhar tração no curto prazo. Porém, não se diz tão otimista quanto a avanço nessa questão.

Em dia de agenda esvaziada de indicadores, o foco fica em balanços trimestrais de empresas dos Estados Unidos e da Europa, bem como no Brasil, cuja temporada começou hoje com a Weg. A empresa registrou um lucro líquido de R$ 1,650 bilhão no terceiro trimestre de 2025, o que representa alta de 4,5% ante o apurado em igual período de 2024. Weg subia 1,41% às 11h34. Na sexta, Usiminas divulgará seus números. O papel avançava 1,01%

No exterior, investidores também monitoram questões comerciais envolvendo os EUA e a China. Ontem, o presidente americano, Donald Trump, colocou em dúvida e deixou em aberto a realização de uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping. Além disso, segue no foco o shutdown da máquina pública americana, que deixa a coleta de quase todos os indicadores econômicos federais para depois do término do bloqueio do governo Trump, embora o CPI de setembro será informado nesta sexta-feira.

Ontem o Ibovespa fechou em baixa de 0,29%, aos 144.085,15 pontos.

Às 11h38 desta quarta-feira, o Índice Bovespa subia 0,325, aos 144.543,58 pontos, ante alta de 0,48%, na máxima aos 144.77,30 pontos, depois de cair 0,03%, na mínima em 144.038,76 pontos, com abertura em 144.093,68 pontos (alta de 0,01%).

As blue chips Vale (1,20%) e Petrobras (1,08%/PN e 0,77%/ON) eram as principais a garantir alta do indicador. O minério de ferro fechou hoje com valorização de 0,65% em Dalian, na China, e o petróleo avançava até 2,50% há pouco.

Na terça-feira, a Vale informou que sua produção de minério de ferro no terceiro trimestre de 2025 cresceu 3,8% em relação a igual período de 2024, alcançando 94,403 milhões de toneladas (Mt). Já a Foresea informou que fechou com a Petrobras a extensão dos contratos dos navios sonda ODN II e Norbe IX.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CNU 2025 tem 20% de abstenção em dia de provas discursivas: ‘Sem intercorrências’, diz ministra


A 2.ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu segundo dia, voltado às provas discursivas, realizado neste domingo, 7….


A 2.ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu segundo dia, voltado às provas discursivas, realizado neste domingo, 7….

Economia

Eleições terão influência sobre como ações vão se comportar


Na semana passada, a XP Investimentos elevou a projeção para o Ibovespa ao final de 2026, de 170 mil para…


Na semana passada, a XP Investimentos elevou a projeção para o Ibovespa ao final de 2026, de 170 mil para…

Economia

Analistas projetam Bolsa próxima de 200 mil pontos no ano que vem


O Ibovespa, que superou os 164 mil pontos pela primeira vez na história na quinta-feira passada, dia 4, pode se…


O Ibovespa, que superou os 164 mil pontos pela primeira vez na história na quinta-feira passada, dia 4, pode se…