Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Índice de confiança dos industriais atinge menor patamar desde junho de 2020, afirma CNI


Por Agência Estado Publicado 11/07/2025 às 10h28
Ouvir: 00:00

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu o menor patamar registrado desde junho de 2020, durante a pandemia de covid-19, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira,11.

Neste mês de julho, o indicador caiu 1,3 ponto, de 48,6 para 47,3 pontos. Pela metodologia, valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e valores abaixo dessa linha divisória indicam falta de confiança.

Para a CNI, há um “aprofundamento da falta de confiança que vem sendo registrada no setor industrial brasileiro desde janeiro de 2025”, conforme nota divulgada com os dados.

É o sétimo mês consecutivo em patamar abaixo de 50 pontos, segunda pior sequência no campo negativo da história do indicador, atrás, somente, dos resultados observados entre 2015 e 2016, durante a crise econômica.

“O fato de os juros terem subido ainda mais na última reunião do Copom contribuiu para intensificar essa piora das expectativas e da confiança dos industriais”, disse em nota Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

Expectativa

O Índice que mede as expectativas dos industriais para os próximos seis meses caiu 1,2 ponto em julho, ficando abaixo de 50 pontos. É a primeira vez, desde janeiro de 2023, que os empresários da indústria estão pessimistas com o futuro, informou a CNI.

Em julho, o Índice de Expectativas caiu para 49,7 pontos. “Ao ficar abaixo da linha divisória, o indicador revela que as perspectivas dos industriais para a economia e os próprios negócios nos próximos seis meses se tornaram negativas”, apontou a Confederação.

O Índice de Expectativas é um dos dois componentes do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Outro componente é o chamado Índice de Condições Atuais (ICEI), que caiu 1,7 ponto no mês atual, ficando em 42,4 pontos.

“Para os empresários, as condições atuais da economia brasileira e dos próprios negócios são piores do que há seis meses”, analisa o relatório divulgado. Para essa edição da pesquisa mensal da CNI foram consultadas 1.209 empresas, sendo 482 de pequeno porte, 442 de médio porte, e 285 de grande porte, entre os dias 1º e 7 de julho de 2025. Ou seja, antes do anúncio do governo dos EUA sobre eventual tarifa de importação, do lado norte-americano, em 50%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Japão: PMI composto (preliminar)cai de 52 em novembro a 51,5 em dezembro


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão caiu de 52 em novembro para…


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão caiu de 52 em novembro para…

Economia

Fitch: perspectiva global de mineração é ‘neutra’ em 2026 em meio à demanda resiliente


A Fitch Ratings espera que a demanda global por metais chave, que se mostrou notavelmente resiliente em 2025, seja adequadamente…


A Fitch Ratings espera que a demanda global por metais chave, que se mostrou notavelmente resiliente em 2025, seja adequadamente…

Economia

BC da Argentina anuncia que começará a reconstruir reservas estrangeiras


Com o objetivo de consolidar a estabilidade de preços, o Banco Central da República Argentina (BCRA) anunciou nesta segunda-feira, 15,…


Com o objetivo de consolidar a estabilidade de preços, o Banco Central da República Argentina (BCRA) anunciou nesta segunda-feira, 15,…