O presidente do Federal Reserve (Fed) de St. Louis, Alberto Musalem, disse que a inflação dos Estados Unidos deve convergir para a meta de 2% ao ano no médio prazo e que o BC americano está “na última milha” para alcançar a estabilidade de preços, em discurso nesta quarta-feira, no Clube Econômico de Memphis.
Ele afirmou que a política monetária deve continuar moderadamente restritiva enquanto a inflação estiver acima da meta, mas que uma maior flexibilização será apropriada à medida que a inflação recua. “A política monetária está bem posiciona para voltar a inflação à meta e apoiar o máximo emprego”, explicou. Segundo o dirigente, o Fed pode julgar “pacientemente” as informações recebidas para considerar uma redução da taxa de juros.
De acordo com Musalem, no entanto, o risco de alta da inflação aumentou, mas o do mercado de trabalho está inalterado. O setor empresarial, no geral, está “saudável”, na avaliação do dirigente. “A economia expandiu em ritmo forte e está no caminho para quarto trimestre sólido”, pontuou.