Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de outubro de 2024

Petrobras realiza para Vale sua 1ª venda direta de diesel renovável


Por Agência Estado Publicado 18/10/2024 às 14h40
Ouvir: 00:00

A Petrobras e a Vale assinaram nesta sexta-feira, 18, um acordo para fornecimento de produtos com foco na competitividade e no avanço da pauta de descarbonização. O acordo inclui o uso do Diesel R em veículos da mineradora, como locomotivas e caminhões fora de estrada . Esta foi a primeira venda direta feita pela Petrobras a um consumidor, informou a estatal.

A assinatura teve as presenças da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da Vale, Gustavo Pimenta.

“O acordo prevê a ação conjunta das empresas para avaliação de oportunidades de negócios em baixo carbono, incluindo, entre outros, diesel coprocessado com conteúdo renovável, gás natural e bunker com 24% de conteúdo renovável”, informou a Petrobras. A parceria já havia sido antecipada por Magda na segunda-feira, 14, durante café da manhã com jornalistas.

Fornecido pela Petrobras, o Diesel R, está abastecendo uma locomotiva, que percorre o trajeto da estrada de ferro do Espírito Santo a Minas Gerais; além de um caminhão fora de estrada com capacidade para 214 toneladas, que opera na mina Fábrica Nova, no Complexo Mariana (MG).

“Estamos desenvolvendo combustíveis cada vez mais verdes e honrando nosso compromisso de descarbonização das nossas atividades. A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes, como o Diesel R, e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, afirmou em nota a presidente da Petrobras.

Produzido pela companhia a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, o diesel B R5, além do seu conteúdo renovável, conta ainda com a mistura obrigatória de 14% de biodiesel, entregando ao cliente um combustível com 18,3% de conteúdo sustentável, informou a estatal.

“O acordo reforça o compromisso da Vale de promover a descarbonização das suas operações e de oferecer soluções para reduzir as emissões de seus clientes, aproveitando, assim, o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis”, disse o presidente da Vale, Gustavo Pimenta.

A Petrobras é pioneira no desenvolvimento de diesel com conteúdo renovável. O Diesel R é um diesel S10 que possui percentual de HVO (óleo vegetal hidrotratado, na sigla em inglês) em sua composição. A parcela renovável é quimicamente idêntica ao óleo diesel mineral, mas obtida a partir do hidrotratamento de matéria-prima renovável (óleos vegetais). Trata-se de produto patenteado pela Petrobras que, até o momento, conta com 5% de renováveis, patamar que pode ser elevado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BB diz que só pode se pronunciar sobre linha de crédito a SP após definição da base legal


O Banco do Brasil, administrador do Fundo de Garantia Operacional (FGO), informou que só poderá se pronunciar sobre a linha…


O Banco do Brasil, administrador do Fundo de Garantia Operacional (FGO), informou que só poderá se pronunciar sobre a linha…

Economia

Catar abre mercado para carne de caprinos e ovinos do Brasil


O Brasil poderá exportar carne de caprinos e de ovinos para o Catar, informaram os Ministérios da Agricultura e das…


O Brasil poderá exportar carne de caprinos e de ovinos para o Catar, informaram os Ministérios da Agricultura e das…

Economia

Petróleo fecha em queda e perde cerca de 8% na semana, com Oriente Médio e demanda


O petróleo fechou em queda nesta sexta-feira, 18, acumulando perda semanal de cerca de 8%, mediante incertezas sobre demanda global…


O petróleo fechou em queda nesta sexta-feira, 18, acumulando perda semanal de cerca de 8%, mediante incertezas sobre demanda global…