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18 de dezembro de 2025

Quatro das oito atividades do varejo crescem em fevereiro ante janeiro, mostra IBGE


Por Agência Estado Publicado 09/04/2025 às 10h33
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Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em fevereiro ante janeiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,5%.

Houve avanços em Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%), Móveis e eletrodomésticos (0,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve queda de 0,4% em fevereiro ante janeiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou retração de 2,6%, Material de construção subiu 1,1%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.

Comparação com fevereiro de 2024

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em fevereiro de 2025 ante fevereiro de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 1,5%.

Houve avanços em Móveis e eletrodomésticos (9,3%), Tecidos, vestuário e calçados (8,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e Combustíveis e lubrificantes (1,5%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,2%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

No varejo ampliado – que inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 2,4% em fevereiro de 2025 ante fevereiro do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 10,0%, Material de Construção teve alta de 9,7%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 6,5%.

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