Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

STJ acolhe recurso especial da Abai sobre enquadramento de assessores no Simples Nacional


Por Agência Estado Publicado 03/12/2024 às 16h55
Ouvir: 00:00

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) acolheu parcialmente o recurso especial da Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (Abai), que solicita o enquadramento da categoria de assessor de investimentos no Simples Nacional. A decisão foi anunciada hoje. Os autos deverão retornar ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), de São Paulo e Mato Grosso do Sul, jurisprudência sob a qual estão os associados da Abai.

Atualmente, o TRF-3 mantém o entendimento de que o assessor de investimentos é comparável a um intermediário financeiro, como corretoras (CTVM) ou distribuidoras (DTVM) – ficando então vedados ao regime simplificado, o que eleva a carga tributária desses profissionais.

No recurso especial enviado ao STJ, a Abai defendeu que, “diferentemente das corretoras, que são instituições financeiras que têm como atividade a intermediação de operações em Bolsas de Valores, os agentes autônomos desenvolvem atividade intelectual, devidamente regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que, basicamente, consiste na intermediação entre os clientes e as corretoras e distribuidoras de valores. Estas detêm os produtos financeiros, cabendo aos agentes autônomos de investimento captar clientes e realizar a venda dos aludidos produtos”. Logo, a Abai pede o “reconhecimento do direito dos associados à adesão ao Simples Nacional”.

O STJ verificou que o recurso “merece prosperar”, entendendo que “os serviços prestados pelos agentes autônomos de investimento não se enquadram no conceito de intermediação financeira”, segundo o documento divulgado hoje. Assim, um novo julgamento por parte do TRF-3 deverá ocorrer logo após a conclusão de todos os trâmites normais do processo.

Para Francisco Amarante, superintendente da Abai, ainda não se trata de uma “vitória definitiva”, mas é um passo importante. “A Abai acolheu com muito otimismo a decisão do STJ, publicada hoje. Vamos aguardar o desfecho final, após esse entendimento, com o julgamento no TRF-3, que esperamos não demore a ocorrer”, disse Amarante, em nota enviada ao Broadcast Investimentos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsas da Ásia: Seul fecha em queda após lei marcial gerar crise política na Coreia do Sul


Por André Marinho São Paulo, 04/12/2024 – A Bolsa de Seul fechou em queda de mais de 1% em um…


Por André Marinho São Paulo, 04/12/2024 – A Bolsa de Seul fechou em queda de mais de 1% em um…

Economia

Fundador do MST critica mudança de regras do Minha Casa Minha Vida no governo Lula


Um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile criticou as mudanças realizadas por Luiz…


Um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile criticou as mudanças realizadas por Luiz…

Economia

Dólar tem leve queda após cinco pregões seguidos de alta


Após cinco sessões consecutivas de alta, o dólar à vista fechou em leve queda no mercado doméstico nesta terça-feira, 3,…


Após cinco sessões consecutivas de alta, o dólar à vista fechou em leve queda no mercado doméstico nesta terça-feira, 3,…