04 de abril de 2025

Superintendência-Geral do Cade diz que codeshare de Azul e Gol deverá ser notificado ao órgão


Por Agência Estado Publicado 01/04/2025 às 12h47
Ouvir: 03:31

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entendeu que a parceria anunciada pela Azul e pela Gol em maio do ano passado como um acordo de codeshare deve ser obrigatoriamente notificada ao órgão antitrustre. Para a área técnica, o negócio se enquadra no conceito de contrato associativo e, portanto, caso esteja vigente num prazo superior a dois anos, vai depender da aprovação prévia do Cade. Segundo a investigação feita pela SG, o acordo ainda não foi completamente implementado.

Como revelou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), logo após as aéreas anunciarem o acordo, o Cade se mobilizou para entender se o caso precisaria ser analisado pelo antitruste, o que as companhias afirmavam não ser necessário. Para fazer essa avaliação, a Superintendência-Geral abriu uma apuração ainda em maio do ano passado. Se o Cade entendesse que o negócio deveria ter sido previamente notificado ao órgão, em não tendo sido, as companhias poderiam ser alvo de punições, como a imposição de multas.

No entanto, a área técnica apontou que contratos associativos de prazo indeterminado – como é o caso do acordo – devem ser notificados “caso o período de dois anos, a contar da sua assinatura, venha a ser atingido ou ultrapassado”. Sendo assim, considerando que o negócio entre Azul e Gol foi celebrado em 23 de maio de 2024, a notificação deve se dar previamente ao atingimento do prazo igual ou superior a dois anos. Com isso, a apuração contra as duas companhias foi arquivada.

“Considerando que o acordo entre as Partes está em vigência há menos de 2 (dois) anos e que não ocorreu a sua implementação total, além de estarem preservadas as condições de concorrência entre as empresas envolvidas; conclui-se que não houve a consumação prévia de ato de concentração econômica. Ademais, dada a orientação para que eventual prática de gun jumping seja analisada de acordo com as particularidades de cada caso, entende-se que a presente operação não caracteriza, neste momento, a infração de gun jumping ou consumação prévia de ato de concentração”, disse a SG.

A área técnica ainda observou que, por mais que a parceria contenha cláusulas contratuais que se assemelhem a acordos anteriores de codeshare, o negócio não poderia ser equiparado a outros acordos de compartilhamento de voos já analisados pelo Cade, notadamente a acordos firmados com empresas estrangeiras. “Pelo exposto, conclui-se que o acordo de codeshare firmado entre Azul e Gol caracteriza-se como um contrato associativo de notificação obrigatória ao Cade”, declarou no documento assinado na última sexta-feira, 28.

A parceria anunciada pelas duas áreas em maio do ano passado antecedeu o anúncio do plano de fusão entre a Azul e a Gol. O negócio foi divulgado em janeiro e está em fase de pré-notificação no Cade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Nos EUA, republicanos avançam com cortes de impostos de Trump enquanto tarifas entram em vigor


Os republicanos do Senado dos Estados Unidos estão seguindo em frente com seus planos de trilhões de dólares em extensões…


Os republicanos do Senado dos Estados Unidos estão seguindo em frente com seus planos de trilhões de dólares em extensões…

Economia

PEC do Saneamento avança no Senado e anima setor privado, que vê chances de estímulos


As empresas privadas de saneamento básico observam com otimismo o avanço da tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição…


As empresas privadas de saneamento básico observam com otimismo o avanço da tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição…

Economia

Bolsas de Nova York voltam a despencar com perdas de 5% após reação da China a Trump


As bolsas de Nova York despencaram pelo segundo dia consecutivo e fecharam o pregão desta sexta-feira, 4, com perdas superiores…


As bolsas de Nova York despencaram pelo segundo dia consecutivo e fecharam o pregão desta sexta-feira, 4, com perdas superiores…