30 de junho de 2025

Vendas para o Dia dos Namorados crescem 4,9% na comparação anual, aponta ICVA


Por Agência Estado Publicado 13/06/2025 às 18h05
Ouvir: 02:36

As vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, subiram 4,9% na comparação anual conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O varejo presencial cresceu 4,6%, enquanto o e-commerce aumentou o faturamento em 7,1%.

O segmento com o maior crescimento registrado no período foi o de supermercados e hipermercados, com alta de 8,4%. Em seguida, os destaques são drogarias e farmácias (+7,4%), vestuário e artigos esportivos (+6,3%), turismo e transporte (+5,2%), óticas e joalherias (+4,1%), varejo alimentício especializado (+2,2%) e cosméticos e higiene pessoal (+1,1%). Já o setor de alimentação – bares e restaurantes registrou queda de 1,4%.

Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o crescimento relevante no segmento de supermercados e a queda em restaurantes podem sinalizar que os casais preferiram comemorar a data com refeições em casa.

“Além disso, o e-commerce mais uma vez apresentou resultado superior ao comércio presencial, situação também registrada em 2024. Essa tendência provavelmente é influenciada pela mudança no hábito dos consumidores, que cada vez mais desejam conveniência, entrega rápida e promoções personalizadas”, destaca o executivo. Os dois principais setores que puxaram o desempenho do canal digital foram vestuário e artigos esportivos e drogarias e farmácias.

Desempenho por região

Considerando o varejo presencial, a região que registrou o maior crescimento foi o Norte (+5,8%). Na sequência, surgem Sudeste (+4,8%), Sul (+4,7%), Nordeste (+3,9%) e Centro-Oeste (+3,4%).

Todas as unidades federativas mostraram crescimento. No entanto, a maior variação foi do Amazonas, com 7,3%. Em seguida, as principais altas foram Paraná (+5,8%), São Paulo (+5,2%), Ceará (+5,1%), Santa Catarina (+4,7%) e Rio de Janeiro (+4,2%).

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo nacional, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O índice foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente um panorama do comércio varejista do País.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Case IH investe R$ 40 mi em unidade de MT


A Case IH, da marca americana CNH, anunciou na quinta-feira, 26, a inauguração de uma concessionária em Alto Floresta (MT),…


A Case IH, da marca americana CNH, anunciou na quinta-feira, 26, a inauguração de uma concessionária em Alto Floresta (MT),…

Economia

Supermercados têm falta de trabalhadores e recorrem até a Exército para preencher 350 mil vagas


Mesmo com cerca de 350 mil vagas abertas, o setor supermercadista brasileiro encontra dificuldades para contratar. Tradicional porta de entrada…


Mesmo com cerca de 350 mil vagas abertas, o setor supermercadista brasileiro encontra dificuldades para contratar. Tradicional porta de entrada…

Economia

Casa Branca rebate CBO sobre possível aumento do déficit com aprovação de projeto de Trump


Em uma série de postagens feitas neste domingo, 29, em um dos perfis oficiais da Casa Branca no X, o…


Em uma série de postagens feitas neste domingo, 29, em um dos perfis oficiais da Casa Branca no X, o…