Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Eventos astronômicos para se observar no céu de Maringá e região em 2022


Por Lethícia Conegero Publicado 28/01/2022 às 23h00 Atualizado 20/10/2022 às 12h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Eventos astronômicos para se observar no céu de Maringá e região em 2022
Eclipse lunar registrado no céu de Maringá. Foto: Maico Zorzan

Eclipse lunar, chuvas de meteoros, conjunções planetárias, oposição… A pedido do GMC Online, o professor e astrônomo amador, Maico Zorzan, listou alguns eventos astronômicos que poderão ser vistos no céu de Maringá e região em 2022, inclusive com dicas sobre como observá-los. Confira abaixo:

Eclipse lunar

Do dia 15 para o dia 16 de maio ocorrerá um eclipse lunar, que será visível no céu de Maringá e região. O fenômeno deve iniciar antes da meia noite do dia 15, que será um domingo.

O eclipse lunar ocorre quando o planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. Neste caso, a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, sendo possível visualizar a olho nu.

Chuvas de meteoros

Ao menos dez chuvas de meteoros ficarão visíveis no céu de Maringá e região ao longo de 2022. Para observar, a dica é procurar um lugar escuro, longe das luzes da cidade, e preferencialmente em noites sem Lua. “Não precisa de telescópio. Basta ficar olhando para o céu e ter um pouco de paciência, que será possível ver os meteoros passando”, destaca Zorzan. Confira as datas das chuvas de meteoros previstas para este ano:

  • Lyrideas: ativa de 15 a 29 de abril (pico: de 21 a 22 de abril);
  • Eta Aquarideas: ativa de 15 de abril a 27 de maio (pico: de 4 a 5 de maio);
  • Tau Herculideas: potencialmente ativa entre o fim de maio e o início de junho (pico: possivelmente de 29 a 31 de maio);
  • Delta Aquáridas: ativa de 18 de julho a 21 de agosto )pico: de 29 a 30 de julho);
  • Perseidas: ativa de 14 de julho a 1º de setembro (pico: de 11 a 12 de agosto);
  • Orionidas: ativa de 26 de setembro a 22 de novembro (pico: de 20 a 21 de outubro);
  • Leônidas: ativa de 3 de novembro a 2 de dezembro (pico: de 17 a 18 de novembro);
  • Geminidas: ativa de 4 a 17 de dezembro (pico: de 13 a 14 de dezembro);
  • Ursidas: ativa de 17 a 26 de dezembro (pico: de 22 a 23 de dezembro, porém é pouco vista na região).
Eventos astronômicos para se observar no céu de Maringá e região em 2022
10 chuvas de meteoros ficarão visíveis em Maringá e região em 2022. Foto: Maico Zorzan

Conjunções

A conjunção planetária ocorre quando dois ou mais corpos celestes (planetas ou satélites) ficam muito próximos visualmente. Neste ano, ao menos duas conjunções poderão ser observadas no céu de Maringá e região.

A primeira deve ocorrer no fim do mês de março, quando Vênus, Marte e Saturno ficarão visualmente mais próximos. O fenômeno poderá ser visto nas duas últimas semanas do mês, um pouco antes do amanhecer.

A outra conjunção ocorre no fim de junho, quando Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão em ordem. Os cinco planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu e sem telescópio.

As duas conjunções deste ano acontecerão durante a madrugada, sendo possível observar ao lado leste. “É possível observar do lado que o Sol nasce, um pouco antes do Sol nascer. Cerca de uma ou duas horas antes do Sol nascer, veremos esses planetas no horizonte leste. Veremos eles apontando como pontos bem luminosos, próximos um do outro”, detalha Zorzan.

Oposição

No dia 26 de setembro, Júpiter estará em oposição ao Sol. A oposição ocorre quando um planeta está posicionado exatamente oposto ao Sol, conforme observado da Terra. Esse é o melhor momento para observar um planeta no céu, de acordo com Maico Zorzan.

Em 2022, o gigante gasoso Júpiter alcançará a oposição em 26 de setembro. Será possível ver o planeta brilhante a olho nu. “Quando temos uma oposição, o planeta que está em oposição fica visível para a gente durante toda a noite, é uma caraterística bem legal. Então vai ser um ponto brilhante no céu desde o anoitecer até o amanhecer, praticamente”, explica o astrônomo amador.

Com um par de binóculos, será possível avistar as luas galileanas de Júpiter.

Leia outras notícias no GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação