8 famosos que nasceram em Maringá e outros 7 que escolheram a cidade para viver


Por Rafael Bereta

De atriz a ufólogo, passando por jogador de futebol, apresentador de televisão, escritor e outros. Maringá tem se tornado um celeiro de grandes artistas. Pensando nisso, o GMC Online apresenta uma lista de vários famosos que nasceram na cidade canção e outras que escolheram a cidade para viver. Veja abaixo.

Foto: Montagem/GMC Online

Hugo Bonemer

Foto: Divulgação/Instagram

Hugo Bonemer nasceu em Maringá, em 25 de junho de 1987. Ele é primo do editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, e começou a atuar ainda criança, em 1994. O maringaense foi protagonista no musical sobre a trajetória do piloto Ayrton Senna e participou recentemente do “Show dos Famosos”, do programa “Domingão do Faustão”.

O artista ainda mantém vínculo com Maringá, sua cidade natal, e com a escola de danças de sua mãe (Academia Marcia Angeli), escrevendo histórias e dublando personagens. Sua produtora Bonemer Produções, em São Paulo, que foi responsável por Enterro dos Ossos e Frames, pesquisa a adaptação de textos brasileiros para o formato musical e tem documentários em pré-produção.

Sônia Braga

Foto: Reprodução/Instagram

Além do jovem Hugo, a grande atriz Sônia Braga também nasceu em Maringá em 1950. Ela se converteu em mito sexual, na TV e no cinema. Seus três filmes mais importantes da época fizeram história no cinema brasileiro. Foram produzidos entre 1976 e 81 – Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto; A Dama do Lotação, de Neville D’Almeida; Eu Te Amo, de Arnaldo Jabor. 

As fronteiras do Brasil ficaram pequenas para ela. Sônia ganhou o mundo. Filmou com Robert Redford e Clint Eastwood. Concorreu ao Golden Globe, ao Emmy e ao Bafta. A atriz virou a musa de Kleber Mendonça Filho em dois filmes que nunca serão suficientemente elogiados, Aquarius e Bacurau.

Ela segue alterando em trabalhos no Brasil e em Hollywood.

Celso Portiolli

Foto: Reprodução/Instagram

Dentre os famosos que nasceram em Maringá também está o filho caçula de 12 irmãos e apresentador do SBT, Celso Portiolli. Ele nasceu no dia 1 de junho de 1967. Portiolli começou sua carreira como radialista aos 17 anos e passou por emissoras nos estados do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Atualmente com 57 anos, o apresentador recebeu um grande desafio em toda sua carreira. Após a saída da apresentadora Eliana da emissora, o programa de Portiolli acabou tendo o horário estendido, para 7 horas de duração. O programa chegou a registrar 7,6 pontos em média de Ibope na Grande São Paulo, ficando atrás da Globo, que obteve 15,5 pontos em média de Ibope, mas mantendo a vice-liderança. 

Laurentino Gomes

Foto: Reprodução

O escritor Laurentino Gomes é natural de Maringá e nasceu em 17 de fevereiro de 1956. Gomes é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor de livros como “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil e “1889”, sobre a Proclamação da República.

Fernanda Machado

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Fernanda Machado é maringaense e nasceu no dia 10 de outubro de 1980. A estreia de Fernanda na televisão foi em 2004, quando atuou na novela “Começar de Novo”. A cidade também foi escolhida pela atriz para seu casamento com Robert Riskin. A cerimônia foi realizada na capela São Luiz Gonzaga.

No início do ano, Fernanda esteve no ar em ‘Vale a pena ver de novo’ na novela Paraíso Tropical, roubando a cena mais uma vez como a personagem Joana. No enredo da trama, a personagem da atriz é uma jovem de classe média, moradora de Copacabana. Ela acaba sofrendo dois golpes emocionais e financeiros e, para vencer o prejuízo, decide se tornar garota de programa.

Na época, nas redes sociais, a atriz chegou a agradecer pelo carinho do publico.“Eu já sabia da trajetória dramática da Joana, só que novela é uma obra aberta, então a gente conhece esse desenho que existe programado para a personagem, mas como é uma obra aberta, tudo pode acontecer a qualquer momento”, contou Fernanda. Atualmente, ela mora nos Estados Unidos.

Ademar José Gevaerd

Foto: Reprodução

O ufólogo Ademar José Gevaerd nasceu em Maringá, no dia 19 de março de 1962. Gevard iniciou suas atividades na Ufologia cedo, com apenas 13 anos. Referência mundial no assunto, ele morreu em dezembro de 2022, aos 60 anos de idade, após sofrer um acidente doméstico

Alex Santos

Foto: Reprodução

O ex-jogador de futebol Alessandro dos Santos, mais conhecido como Alex Santos, nasceu em Maringá, no dia 20 de julho de 1977, mas é naturalizado japonês. Santos jogou na seleção japonesa nas Copas do Mundo de 2002 e 2006. Em 2015, retornou para o município e defendeu times da cidade. Apesar de pendurar as chuteiras, conyinbua envolvido com o esporte, sendo CEO do Galo Maringá. Homeganeado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Benemérito de Maringá, ele também está à frente do Instituto Alex Santos.

Sergio Moro

Foto: Reprodução

O senador Sergio Moro, é maringaense, nascido no dia 1 de agosto de 1972. Moro é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele ganhou visibilidade por ser o responsável por julgar, em primeira instância, os crimes identificados pela força-tarefa da Operação Lava Jato.

Famosos que escolheram Maringá para viver

Ricardinho

Ricardinho é um dos famosos que moram que moram em Maringá. Foto: Reprodução/GMC Online

Ricardinho, ex-jogador de vôlei, nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em Maringá. Ele ganhou notoriedade e medalhas representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e Londres, em 2012.

Apesar de já ter se aposentado das quadras, o levantador segue em seu Instagram publicando seu dia a dia com a família.

Pedro Castro

Foto: Reprodução/Instagram

O maringaense Pedro Castro de 34 anos, é zootecnista, com mestrado e doutorado em produção animal, e sempre esteve ligado à natureza. O jovem ficou nacionalmente conhecido após ter participado da edição de 2022 do reality show ‘No Limite’ da TV Globo.

Em entrevista na época ao GMC Online, Pedro disse que ama a cidade canção. “Sou maringaense pé vermelho, já morei em algumas outras cidades e até mesmo fora do Brasil, mas sempre com a vontade de retornar para cá”, afirma.

De acordo com ele, após a participação do reality, uma série de convites começou a surgir. “As redes sociais sempre foram um hobbie para mim, mas após o programa uma série de parcerias começaram a aparecer e tive que aprender a lidar. Acabou sendo um processo muito legal, pois pude me aproximar ainda mais dos meus seguidores e desenvolver minha comunicação, que utilizo não apenas para as redes sociais, mas também no meu trabalho”, disse.

Pedro Paulo, da dupla com Alex (PPA)

Foto: Reprodução/Instagram

Também que escolheu a Cidade Canção como lugar para viver foi o cantor Padro Paulo que faz dupla com Alex (PPA).

Os músicos Pedro Paulo e Alex estão trilhando a carreira como dupla sertaneja desde 2011. As canções que despontaram os artistas foram “Fama de Pegador”, “Tá Calor, Tá Calor” e “República Pingaiada”.

Desde então, os dois já lançaram vários hits. Apesar do começo da dupla ter sido em Umuarama (PR), foi em Maringá que os dois deslancharam e gravaram o primeiro trabalho (Ao Vivo em Maringá). Eles também escolheram a Cidade Canção para morar.

O último lançamento da dupla foi ‘Os cara que vai”, lançado em agosto deste ano.

Gabriel, da dupla com Hugo Pena

Foto: Reprodução/Instagram

Também que escolheu a Cidade Canção como lugar para viver foi o cantor Gabriel que faz dupla com Hugo Pena. A dupla, consagrada e reconhecida como uma das grandes pioneiras do sertanejo universitário e dona de grandes hits como “Vou Te Amar”, “Robin Hood da Paixão” e “Mala Pronta” (sucesso e trilha sonora da novela “A Favorita” da TV Globo em 2008).

Em 2023, a dupla Hugo Pena e Gabriel, formada em Maringá, voltou à cidade depois de doze anos sem dividir o mesmo palco. A escolha para o reencontro com o público foi uma festa que traz grandes recordações: a Barraca Universitária. Depois do início tocando na noite maringaense, os artistas começavam a se destacar no cenário nacional quando se apresentaram no evento, conhecido por abrir portas e ajudar a divulgar grandes nomes do sertanejo. E assim foi com Hugo Pena e Gabriel.

Maurício Shogun

Foto: Evelyn Rodrigues

Mauricio Milani Rua, o Shogun, é um lutador brasileiro de artes marciais mistas. Natural de Curitiba (PR), está sempre viajando para participar de campeonatos, mas está na lista de famosos que escolheram Maringá para viver.

Com mais de 1 milhão de seguidores, o lutador publica seu dia a dia com a família.

Wagner Barreto

Foto: Reprodução/Instagram

Wagner Barreto, 22 anos, vencedor do The Voice Kids em 2016, escolheu Maringá para morar. Natural de Matinhos (PR), cantor diz que é “maringaense de coração”. Do time Victor e Léo, Barreto venceu o reality show por meio da votação do público. Na época ele enfrentava duas paranaenses: Pérola Crepaldi, de Apucarana, e Rafa Gomes, de Curitiba.

Depois da vitória, o jovem cantor partiu para uma agenda extensa de shows por todo o Brasil. Após quase dois anos trabalhando sem parar, resolveu se mudar para Maringá em 2018.

Com 135 mil seguidores, o artista sempre interage com o público referente a suas músicas e vida pessoal.

Barreto, da dupla com Bruno

Foto: Reprodução/Instagram

Também que escolheu a Cidade Canção como lugar para viver foi o cantor Barreto que faz dupla com Bruno.

Formada em 2014, em em Sertanópolis (PR), a dupla Bruno e Barreto se consolidou na música sertaneja pelo carisma. Responsáveis por sucessos como “Farra, Pinga e Foguete” e “Cópia Mal Feita”, os jovens já se apresentaram na maior festa de Peão da América Latina – o rodeio de Barretos.

Em 2023, o sertanejo Bruno montou espaço com cores claras e animais na decoração na casa em que vive com a mulher em Maringá.

 

Sair da versão mobile