Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de novembro de 2024

ABL: confira a lista completa de inscritos para a vaga de Antonio Cicero


Por Agência Estado Publicado 08/11/2024 às 12h05
Ouvir: 00:00

O jornalista, escritor e roteirista Tom Farias e o escritor e diplomata Edgar Telles Ribeiro disputam a vaga que pertencia a Antonio Cicero na Academia Brasileira de Letras (ABL). O poeta, letrista e crítico literário, que morreu em 23 de outubro, ocupava a Cadeira nº 27 do Quadro os Membros Efetivos.

A eleição para a vaga será realizada no dia 11 de dezembro. Confira a seguir a lista completa de inscritos, de acordo com as informações divulgadas pela ABL.

Uelinton Farias Alves (Tom Farias)

Jornalista, escritor, pesquisador, roteirista e crítico literário, Tom Farias tem 64 anos. Iniciou sua carreira no jornalismo aos 14. Atualmente é colunista da Folha de S.Paulo, tendo passagem por outros jornais e revistas, além de periódicos estrangeiros. Como escritor, publicou 18 livros, com destaque para as afro-biografias de Jose do Patrocinio, Cruz e Souza e Carolina Maria de Jesus. Também escreveu os romances A Bolha e Toda Fúria. Foi finalista do Jabuti em 2009 e 2019. É embaixador do Instituto Adus, em prol dos refugiados africanos em São Paulo. É membro da Academia Carioca de Letras.

Edgard Telles Ribeiro

Escritor, embaixador aposentado, cineasta e professor, Edgar Telles Ribeiro, de 79 anos, nasceu no Chile e foi radicado no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como crítico de cinema, escrevendo para suplementos literários. Entre 1978 e 1982 foi professor de cinema na Universidade de Brasília (UnB). É autor de 15 livros, entre romances e contos. Jogo de Armar, o mais recente, é finalista do Prêmio Jabuti 2024. Outras obras publicadas são Olho de Rei, O Punho e a Renda, O Impostor e A Mulher Transparente. Como diplomata, serviu nos Estados Unidos, Equador, Guatemala, Nova Zelândia, Malásia e Tailândia (embaixador nos três últimos). No Brasil, trabalhou na área cultural do Ministério das Relações exteriores, cujo departamento chefiou entre 2002 e 2005.

João Calazans Filho

Escritor, romancista, contista, poeta e cronista, nasceu em um pequeno vilarejo chamado Jacareci, na Bahia. Tem mais de 50 livros publicados, e suas obras regionais foram levadas ao mundo, publicadas em dez línguas em mais de 160 países. Dúvidas & Desejos marcou sua estreia como escritor. Outros livros são O Beco, A Salamandra, Rio Sol, Cortina de Fumaça, e o infanto-juvenil O Pé de Cacau Encantado, indicado ao Jabuti. Seus romances exploram temas contemporâneos como intolerância, corrupção, violência, boemia e política, refletindo a complexidade das relações sociais.

Chislene de Carvalho

Professora e escritora paulista, usa o pseudônimo Sarah Bittencourt. Tem obras na área do Direito, participou das antologia de poesia, contos e crônicas Minuto de Tudo, Palavra do Cotidiano e Reencontros. Também escreve títulos infanto-juvenis, como Os três porquinhos deficientes e A menina curiosa.

Jose Efigênio Eloi Moura

Escritor e radialista paraibano, tem 15 livros publicados, entre eles Eita Gota!, Ciço de Luzia, Sertão de Bodocongó, Carolino e a trilogia Pedro Jeremias – buscando contar histórias, preservar e celebrar a essência do Nordeste, sua linguagem e visão de mundo.

Carlos Cardoso

Engenheiro e poeta carioca, de 50 anos, é expoente da geração revelada na poesia brasileira no final da década de 1990. Conquistou o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte pelo livro Melancolia, e também recebeu o prêmio UNESCO, dentre outros. Em 2023, recebeu dois prêmios italianos. Publicou ainda Sol Descalço e Coragem, que está sendo adaptado em peça de teatro.

Eduardo Luiz Baccarin Costa

Escritor, poeta, produtor cultural e professor de língua portuguesa e literatura há mais de 30 anos, o paranaense é Doutor pela Universidade Estadual de Londrina. É titular da cadeira de literatura no Conselho de Política Cultural de Londrina e ocupa a cadeira 39 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. Desde 2023, desenvolve o projeto “Casulo Criativo”, com alunos da rede pública e da periferia de Londrina e região, para a formação de novos leitores. Tem 16 livros publicados, entre romances, coletâneas de poemas e textos de dramaturgia.

Sonia Netto Salomão

Escritora e professora aposentada carioca, é Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi docente associada. Seguiu como acadêmica na Itália e fundou a primeira cátedra da língua no país. Coordenou a Cátedra Antonio Vieira, patrocinada pelo Instituto Camões de Lisboa, de 2004 a 2023. É sócia da Academia Romana de Filologia e Sócia Honorária e ex-presidente da Associação Italiana de Estudos portugueses e brasileiros. Recebeu a medalha Rio Branco no grau comendadora, pelos serviços culturais prestados à língua portuguesa e à cultura brasileira. Publicou 26 volumes e cerca de 200 artigos em revistas e livros. Ganhou o Jabuti de Teoria e Crítica Literária em 2017.

Martinho Ramalho de Melo

Poeta, jornalista, servidor público federal e ex-professor paraibano. Tem formações na área de Letras e História, Direito e Engenharia Agrônoma. É mestre em filosofia política pela UFPB, tem vários prêmios em concursos de poesia, conto e crônica, e artigos científicos publicados. É membro do Conselho Editorial da revista Terra da FAEAB, membro da Academia Paraibana de Poesia e sócio-fundador do Clube Literário Brasília.

J. M. Monteirás

Advogado, jurista, professor de Direito, palestrante, articulista, romancista, poeta e compositor, natural da Bahia. Sua mais recente obra literária é Dellarquim, de 2022. Como compositor, destacam-se Sinais (Pirapora), Pássaro Sem Asas e Clara Morena.

Alda de Miranda

Publicitária, empresária, escritora e palestrante paulista. É autora da série infantil Tem Planta Que Virou Bicho. Também lançou Um Reino Sem Dengue e Maria Curiosa de Poesia. Recebeu o Colar do Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo por sua contribuição à literatura infantil. Atualmente, se dedica à poesia e às crônicas poéticas através do perfil POETE-SE.

Ruy da Penha Lobo

Escritor e poeta goiano, tem dois livros publicados: Jubiacaba e Os Contos Que Eu Conto. Escreve contos e crônicas para o jornal Diário da Manhã.

Lucas Pereira da Silva

Paulista nascido em Caconde, é professor, pedagogo, pesquisador e desenvolve projetos na área educacional e cultural de sua cidade. Também realizou trabalhos no teatro, juntamente com o NUPEAC- Núcleo de Pesquisa e Ação Comunitária e participações nas oficinas de recriação teatral. Escreveu Mistério da Lua e fundou a editora FERRU, publicando títulos como Um Sábio Vale Mais e Quê é?, direcionados ao público infantil e infanto-juvenil.

Antonio Porfirio de Matos Neto

Escritor, filósofo e economista sergipano, é presidente do Museu do Cangaço, no Povoado Alagadiço, e membro ativo de instituições culturais, como a Academia Sergipana de Letras, a Academia de Letras de Aracaju e a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. É membro efetivo do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado (Cicef) e Conselheiro do Conselho Regional de Economia de Sergipe (Corecon-SE). Como escritor, publicou obras como História de Frei Paulo, Lampião e Zé Baiano no Povoado Alagadiço e Esboço Histórico do Rio São Francisco e seus Aspectos Ambientais.

Remilson Soares Candeia

Advogado, doutor em Direito e professor em instituições de ensino da área jurídica no Distrito Federal, também tem formação em Letras. Exerceu o cargo efetivo de Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU). Publicou sete livros, todos na área do Direito.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Maurício Kubrusly muda para cidade na Bahia após diagnóstico de demência frontotemporal


Diagnosticado com demência frontotemporal, uma doença neurodegenerativa sem cura, Maurício Kubrusly, que ficou conhecido por seu quadro Me Leva Brasil,…


Diagnosticado com demência frontotemporal, uma doença neurodegenerativa sem cura, Maurício Kubrusly, que ficou conhecido por seu quadro Me Leva Brasil,…

GMC+

Trabalhar com Freddie Mercury era difícil e ‘irritante’ no início, diz guitarrista do Queen


O guitarrista Brian May revelou um impasse com Freddie Mercury durante o período em que estiveram na banda Queen. Durante…


O guitarrista Brian May revelou um impasse com Freddie Mercury durante o período em que estiveram na banda Queen. Durante…

GMC+

ABL: Tom Farias e Edgard Telles Ribeiro disputam vaga de Antonio Cicero


O jornalista, escritor e roteirista Tom Farias e o escritor e diplomata Edgar Telles Ribeiro disputam a vaga que pertencia…


O jornalista, escritor e roteirista Tom Farias e o escritor e diplomata Edgar Telles Ribeiro disputam a vaga que pertencia…