Barraca Universitária movimenta show business valorizando o sertanejo
Quando acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) criaram um “cantinho” para reunir a galera durante a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), no início dos anos 2000, nem imaginavam que a “Tenda Universitária”, também chamada de “Barraca da Zootecnia” se tornaria um marco tão grande no show business brasileiro. A promoção de artistas talentosos se tornou marca registrada e empresários do setor, contratantes de grandes shows e diversos players desse mercado passaram a frequentar e ficar de olho nas atrações que sobem ao palco ano após ano na Barraca Universitária, que passou a ser chamada carinhosamente de B. U.
“Muitos cantores desejam se apresentar na Barraca Universitária porque é um caminho para o sucesso nacional. Victor e Léo fizeram o primeiro grande show no Sul com a Barraca Universitária e meses depois se tornaram fenômeno nacional. Foi assim também com Gustavo Mioto, Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraísa, Luan Santana, Michel Teló e tantos outros ao longo dessas duas décadas”, conta Jany Lima, diretora artística do GMC Eventos, que organiza a B.U.
Alguns marcos dessa retrospectiva de antecipação das tendências do mercado sertanejo são impressionantes e ganham ainda mais força graças à Maringá FM, rádio oficial do evento. Em 2009 Luan Santana contou na Barraca Universitária e meses depois estourou as músicas “Tô de cara” e “Meteoro”, tornando-se um dos artistas mais executados nas rádios do Brasil naquele ano. “A Maringá FM foi uma das primeiras rádios que acreditaram no meu trabalho. Eu comecei no meu estado, Mato Grosso do Sul, fazendo uns showzinhos no interior, e assim que eu vim para o Paraná, a Maringá FM abriu o coração para o Luan Santana e a galera abraçou. Para nós, artistas, é um prazer aliar nosso nome com o da Maringá FM”, lembra Luan Santana.
Hoje a festa tem estrutura e data próprias, ganhou independência e se consolidou como projeto artístico reconhecido por grandes artistas. Maiara e Maraísa, que se apresentaram na Barraca Universitária em 2016 e 2019, voltam ao palco esse ano. As gêmeas já beijaram o palco da B.U. agradecendo a todo o impulso do que veio na carreira depois de tocarem na balada maringaense pela primeira vez. Já a dupla Hugo Pena e Gabriel, que há quase 10 anos não cantavam juntos, preparou um projeto especial com apenas cinco shows relembrando grandes sucessos pelo País, e o primeiro deles será na Barraca Universitária, em um palco que traz grandes recordações, de quando começaram a despontar para o sucesso.
Confira a programação completa da Barraca Universitária 2023
sexta, 11 de agosto
Primeiro show do projeto Sertanejo Raiz de Hugo Pena e Gabriel
+Show de encerramento com Pedro Sanchez e Thiago
sábado, 12 de agosto
Maiara e Maraísa
+William e Bidiko
+Gustavo Moura e Rafael
Domingo, 13 de agosto, SUNSET
+Gustavo Mioto
+Di Propósito
- Roger e Gustavo
segunda, 14 de agosto, véspera de feriado em Maringá
+Clayton e Romário
+Fred e Fabrício
- Henrique Casttro