Bibliotecas de Maringá oferecem atividades durante recesso escolar


Por Geovan Petry/CBN Maringá
Foto: Geovan Petry/CBN Maringá

O primeiro dia de atividades nas bibliotecas de Maringá recebeu dezenas de crianças, pais e responsáveis. Na biblioteca central, a tarde começou com contação de histórias e continuou na pintura com tinta. Mas estas são apenas algumas das atividades que serão desenvolvidas até o fim do mês. Tem, também, oficinas criativas, confecção de tapete cultural, exibição de filmes e outros trabalhos lúdicos.

A professora Carolina Ogassawara de Souza trouxe o afilhado para acompanhar este dia diferente nas férias escolares. Como ela foi estagiária aqui sabe o quanto é importante a cultura na vida das crianças.

“Eu acho muito importante esse trabalho que as bibliotecas fazem, eu já fui estagiária, aqui, na biblioteca central, e consegui ver de perto o que é feito com as crianças. Ter a oportunidade de trazer meu afilhado é uma realização para mim, justamente, por ele ter esse contato com a literatura”, conta a professora.

A Valéria Cardozo, mãe do Miguel de, apenas, um ano, disse que, até agora, conseguiu deixar o filho longe das telas. Quanto antes ele estiver em meio aos livros, melhor.

“O Miguel, desde que ele tinha 4 meses, nós já frequentamos bibliotecas, então, ele sempre interagia com os livrinhos, próprios para a idade dele, e, também, as atividades. Até agora, nós estamos conseguindo mantê-lo sem tela (TV e celular), ele tem bastante livros, brinquedos interativos, que podemos brincar juntos, então, a gente valoriza muito a questão de adiar o uso das telas”, explica Valéria.

Até o dia 27 de janeiro, seis bibliotecas terão, diariamente, atividades voltadas para os estudantes. Além da Biblioteca Central, os trabalhos serão desenvolvidos na unidade do Parque das Palmeiras, na Vila Operária, Mandacaru, no Distrito de Iguatemi e Alvorada, sempre a partir das 14h.

A gerente do Livro, Leitura e Literatura, da Secretaria de Cultura de Maringá, Romi Matos, explica que as atividades podem ser acompanhadas pelos pais.

“Todas as bibliotecas estão várias atividades, contações de histórias, oficinas, filmes, jogos, que são para a família mesmo, todo mundo pode participar, é livre. Tem algumas oficinas que, talvez, a criança tenha um pouco mais de dificuldade, então, os pais podem acompanhar e ajudar”, orienta a gerente do Livro, Leitura e Literatura, da Secretaria de Cultura de Maringá.

Foto: Geovan Petry/CBN Maringá

Um dos objetivos deste mês nas bibliotecas é tirar, mesmo que por um tempo, as crianças e adolescentes dos celulares e da frente da televisão e mostrar o quanto é fundamental ter o contato com o livro e os trabalhos manuais que são oferecidos pela secretaria de Cultura.

“A gente tem um ambiente diferente, que eles gostam, com exposições e vários cenários para ele interagirem, então, é uma forma de sair da tecnologia e vir para esse mundo do livro físico”, conta Romi Matos.

A programação das atividades nas férias escolares que ocorre nas bibliotecas de Maringá e a inscrição para participar está disponível no Instagram da Secretaria de Cultura de Maringá.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile