Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Bienal de SP cancela de última hora debate com princesa belga por oposição da curadoria


Por Agência Estado Publicado 05/11/2025 às 12h10
Ouvir: 00:00

A Bienal de São Paulo cancelou de última hora um debate com a princesa Marie-Esmeralda, da Bélgica, e o fotógrafo e documentarista João Farkas que ocorreria na quinta, 6. A decisão foi confirmada pelo evento em nota enviada ao Estadão nesta quarta, 5. Segundo a Fundação Bienal de São Paulo, o cancelamento foi motivado por “preocupações com segurança” e uma decisão da curadoria, “dado o conflito entre o trágico passado colonial belga e os temas abordados pela exposição”.

A reportagem tenta contato com representantes de Esmeralda, mas ainda sem sucesso. Caso haja retorno, a matéria será atualizada.

A princesa é um nome importante na defesa do meio ambiente e herdou do pai, o Rei Leopoldo III, um comprometimento com a defesa da Amazônia. Esmeralda também vai participar da COP30, em Belém, evento que tem início na segunda, 10.

Passado colonial belga

O cancelamento do evento da Bienal está relacionado ao parentesco de Esmeralda com o Rei Leopoldo II, monarca responsável pelo violento domínio colonial do Congo no final do século XIX. A princesa é bisneta de Leopoldo II.

Esmeralda, porém, já se posicionou contra o passado da família e chegou a pedir para retirar estátuas de Leopoldo II da Bélgica. Em entrevista à AFP em 2022, a princesa afirmou que o país deve “desculpas” pelo passado colonial.

Segundo Esmeralda, o posicionamento lhe rendeu críticas. “Eu não estava atacando minha família atual. Não somos responsáveis “por nossos ancestrais, mas temos a responsabilidade de falar sobre isso”, disse à época.

Defesa do meio ambiente

A princesa atualmente é presidente do Fundo Rei Leopoldo III, criado pelo pai em defesa da conservação da natureza. Leopoldo III visitou o Brasil pela primeira vez em 1920, durante a “Visita dos Reis Belgas ao Brasil”, e se apaixonou pela Amazônia.

Após abdicar do trono, ele passou a se dedicar ao meio ambiente e se tornou um dos primeiros estrangeiros a visitar o Xingu. Esmeralda trabalhou como jornalista sob um pseudônimo por anos e decidiu adotar seu nome de princesa da Bélgica para prosseguir com o ativismo herdado do pai.

A princesa também é reconhecida pela defesa do direito das mulheres e dos povos originários. “Temos que mudar a mensagem para falar sobre o meio ambiente: usar arte, música, fotos e outras formas de comunicação para passar esperança”, comentou ela em entrevista à Coluna Alice Ferraz, do Estadão, na terça, 4.

Nota completa da Bienal de São Paulo

“A Fundação Bienal de São Paulo confirma o cancelamento de atividade de programação prevista para quinta-feira, 6 de novembro, com a princesa Esmeralda da Bélgica e o fotógrafo João Farkas. A decisão foi motivada por preocupações com segurança e em consonância com avaliação da curadoria da 36ª Bienal, dado o conflito entre o trágico passado colonial belga e os temas abordados pela exposição.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Silvio Santos feito por IA ‘discursa’ em inauguração do SBT News


O SBT News, canal de notícias 24 horas do SBT, foi lançado nesta sexta-feira, 12, em cerimônia realizada em São…


O SBT News, canal de notícias 24 horas do SBT, foi lançado nesta sexta-feira, 12, em cerimônia realizada em São…

GMC+

Formação original do Barão Vermelho se reúne para turnê


Depois do sucesso de reunião dos Titãs, entre 2023 e 2024, agora é a vez de o Barão Vermelho original…


Depois do sucesso de reunião dos Titãs, entre 2023 e 2024, agora é a vez de o Barão Vermelho original…

GMC+

Imperatriz Leopoldinense afasta Hariany Almeida do desfile após fala polêmica; entenda


A diretoria da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense anunciou que encerrou a parceria com a influenciadora Hariany Almeida, que…


A diretoria da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense anunciou que encerrou a parceria com a influenciadora Hariany Almeida, que…