Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Carmen Miranda: telhado de casa onde cantora morou no Rio desaba pela 2ª vez


Por Agência Estado Publicado 16/07/2024 às 13h51
Ouvir: 00:00

Parte do telhado da casa onde morou a cantora Carmen Miranda no Centro do Rio de Janeiro desabou pela segunda vez. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A informação foi confirmada pelo Iphan ao Estadão na terça-feira, 16. Segundo o Instituto, não houve vítimas.

image-85-10
Foto: Reprodução/Divulgação/Sergio Castro Imóveis

Esta é a segunda vez neste ano que o telhado do casarão situado na Travessa do Comércio, número 13, desaba. Houve outro incidente em junho deste ano e, no início deste mês, o Iphan notificou o atual proprietário.

O Instituto exigia que fossem feitas as reparações necessárias para sanar os riscos estruturais do imóvel. O prazo para que o detentor apresente defesa ou assine um Termo de Compromisso para assumir a responsabilidade pelos danos é de 15 dias. Como o período ainda não se encerrou, o Iphan não pode notificá-lo pela segunda vez.

Caso o detentor do casarão não se apresente, o órgão afirmou que ele terá de arcar com uma multa de 50% sobre o valor total das reparações de todos os danos identificados. À época do primeiro desabamento, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) também foi informado sobre o ocorrido, já que a casa fica localizada em uma Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC).

“O Instituto enfatiza que a conservação dos bens tombados é de responsabilidade de seus proprietários. Cabe ao detentor do prédio fazer as propostas de restauração, que precisam ser analisadas e aprovadas pela equipe técnica da autarquia. Dentro de suas competências, o Iphan realiza medidas de orientação aos proprietários e vistorias constantes nos edifícios tombados, para evitar ações que possam descaracterizar as edificações, bem como verificar o estado de conservação dos imóveis”, informou o Iphan.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

O presente de Natal perfeito, segundo dez livreiros brasileiros


O Natal já está quase aí e os livros sempre são uma boa opção de presente. Mas como escolher entre…


O Natal já está quase aí e os livros sempre são uma boa opção de presente. Mas como escolher entre…

GMC+

Iron Maiden no Brasil: venda geral de ingressos começa nesta quinta-feira


O Iron Maiden virá ao Brasil com a Run for Your Lives World Tour em um show único em São…


O Iron Maiden virá ao Brasil com a Run for Your Lives World Tour em um show único em São…

GMC+

‘Foi um dia bom’, diz marido de Isabel Veloso após visita à UTI


Internada desde o dia 26 de novembro, Isabel Veloso apresentou uma pequena melhora em seu quadro de saúde. A atualização…


Internada desde o dia 26 de novembro, Isabel Veloso apresentou uma pequena melhora em seu quadro de saúde. A atualização…