Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2026

Caso Claudia Leitte: MP-BA fará audiência sobre proteção às religiões de matriz africana


Por Agência Estado Publicado 15/01/2025 às 13h51
Ouvir: 00:00

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) promoverá no próximo dia 27 uma audiência pública para debater a proteção das religiões de matriz africana e os impactos de ações que possam violar o patrimônio histórico e cultural dessas tradições.

image
Foto: Repodução/Instagram

A audiência é uma resposta ao caso envolvendo a cantora Claudia Leitte, que alterou a letra de sua música Caranguejo durante apresentações recentes, substituindo o nome da orixá Iemanjá por “Yeshua”, termo associado a Jesus em algumas correntes cristãs. Procurada pelo Estadão, a equipe da cantora não comentou o caso. O espaço segue aberto.

Agendada para às 14 horas na sede do MP-BA, em Salvador, a audiência tem como objetivo discutir medidas preventivas em áreas como a cultura, educação e legislação para garantir o respeito às comunidades afro-brasileiras, com ênfase nos povos de terreiros.

A ação foi motivada pelo inquérito civil instaurado pelo MP-BA após a denúncia formalizada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras (Idafro). A investigação visa apurar possíveis danos morais causados pela modificação da canção de Claudia Leitte.

Alteração da letra e posicionamento de Claudia Leitte

A denúncia de modificação da letra da música Caranguejo veio à tona após apresentações da cantora em Salvador e Recife, nas quais Claudia Leitte, que se converteu ao cristianismo em 2014, trocou o nome de Iemanjá por “Yeshua”.

A substituição foi vista como uma afronta às religiões afro-brasileiras e gerou controvérsia nas redes sociais sobre a preservação do patrimônio cultural relacionado às práticas religiosas que envolvem a orixá Iemanjá.

Em entrevista recente, a Cláudia comentou o caso, afirmando que o racismo é um assunto sério e que deve ser discutido de forma profunda.

A cantora também reafirmou seu compromisso com valores como respeito, solidariedade e integridade. “Não podemos negociar esses princípios nem transformá-los em algo jogado ao tribunal da internet”, afirmou.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

‘Altas Horas’ de hoje traz Ronaldinho Gaúcho, Lázaro Ramos e Péricles como convidados


O Altas Horas deste sábado, 21, traz como convidados os atores Lázaro Ramos e Vladimir Brichta, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho…


O Altas Horas deste sábado, 21, traz como convidados os atores Lázaro Ramos e Vladimir Brichta, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho…

GMC+

Morre a cantora Rejanne Fogo Puro, aos 59 anos de idade


Rejanne Fogo Puro morreu neste sábado, 21, aos 59 anos de idade. Segundo relatos da família, a cantora havia sido…


Rejanne Fogo Puro morreu neste sábado, 21, aos 59 anos de idade. Segundo relatos da família, a cantora havia sido…

GMC+

10 autores espanhóis para ler antes da Bienal do Livro de SP, que vai homenagear a Espanha


A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 4 e 13 de setembro, anunciou a…


A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 4 e 13 de setembro, anunciou a…