Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de agosto de 2024

Cerveja Week: Conheça as diferenças das cervejas participantes e saiba como harmonizar


Por Brenda Caramaschi Publicado 07/08/2024 às 18h15
Ouvir: 00:00

Os amantes de cervejas artesanais têm até sábado, 10 de agosto, para provar diferentes sabores a preços promocionais durante o Cerveja Week, um evento promovido pela Mix FM, emissora do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), em parceria com o Núcleo das Cervejarias de Maringá (NUCEM). A ideia é estimular a degustação de cervejas premiadas e o aprendizado sobre a bebida artesanal, além de fomentar ainda mais o turismo gastronômico de Maringá e gerar movimentação econômica.

Para participar, basta ir até uma das cervejarias participantes e pedir a opção que faz parte do evento. Maringá é destaque em premiações nacionais e internacionais e se tornou polo de produção de cerveja artesanal – e cada tipo de cerveja proporciona uma experiência única ao paladar. Conheça abaixo cada uma das bebidas participantes:

Bar da Cervejaria e Matriarca Brewing: Matemática Básica – Session Ipa 

WhatsApp Image 2024-08-06 at 16.55.52
Matemática Básica, uma session ipa leve e fácil de beber. / Foto: Brenda Caramaschi

O Matriarca começou como uma cervejaria caseira e há sete anos foi formalizado como negócio no Matriarca Pub. Depois veio a fábrica e agora um novo bar. O Bar da Cervejaria abriu há pouco mais de um mês e participa do festival com a Matemática Básica, uma session ipa leve e fácil de beber. “É um caminho de entrada para as cervejas mais amargas, por isso o nome, porque é algo que todo mundo tem que conhecer”, diz Carlos Eduardo Fernandes, sócio do Bar da Cervejaria e do Matriarca Brewing. Para harmonizar, a dica é um croquete de cupim da casa, com a carne assada por 16 horas e desfiada antes de ser empanada e frita. 

Sabores do Malte: Luar do Sertão – Dry Stout

WhatsApp Image 2024-08-06 at 16.55.52 (1)
Luar do Sertão, uma cerveja escura, dry stout, de origem inglesa, que tem notas de café. / Foto: Brenda Caramaschi

A cerveja escolhida para o Cerveja Week pela Sabores do Malte foi a Luar do Sertão, uma cerveja escura, dry stout, de origem inglesa, que tem notas de café muito presentes – mesmo sem levar o grão na composição. “Ela leva muito malte torrado a ponto de café. É um estilo inglês de fazer cerveja. Tem muito na Irlanda. A mais famosa do mundo, inclusive, é irlandesa, e esse ano ela foi medalha de ouro no concurso brasileiro de cervejas, julgada por juízes europeus, que conhecem a referência de estilo”, explica Marcos Schiavone, sommelier e proprietário da Sabores do Malte. Apesar do amargor um pouco mais pronunciado, é fácil de beber e acompanha bem carnes, como brisket e picanha, além de sobremesas com chocolate. A cervejaria tem seis anos e já ganhou os títulos de melhor brew pub e melhor cervejaria do Brasil. 

Cervejaria Araucária: AAA – American Amber Ale

WhatsApp Image 2024-08-06 at 17.03.38
Com toque caramelado, AAA harmoniza bem com  o pastel de salame./ Foto: Brenda Caramaschi

Andressa Frigo, sommelier da Cervejaria Araucária, conta que o negócio nasceu, há 12 anos, de um hobbie do companheiro. O negócio já ganhou premiações nacionais e sul americanas.”Eu acho que o mercado da cerveja maringaense é muito promissor, tem muitas cervejas com qualidade, e a Araucária é uma delas. O festival é uma oportunidade muito legal para conhecer as cervejas da cidade a um preço convidativo”, afirma. A escolha para o Cerveja Week foi uma American Amber Ale, chamada de AAA. Com um toque caramelado e a presença marcante do lúpulo, harmoniza bem com  o pastel de salame, iguaria da casa, contrastando o adocicado da cerveja com o salgado da porção e complementando o paladar. 

Operária Cervejaria: Moscados – kölsch

WhatsApp Image 2024-08-06 at 16.59.14
Leonardo Heitor Milan da Silva é proprietário da Operária Cervejaria, que nasceu na Vila Operária./ Foto: Arquivo pessoal

Leonardo Heitor Milan da Silva é proprietário da Operária Cervejaria, que nasceu em 2017, na Vila Operária. A produção é vendida para bares da cidade e outros municípios em formato de chopp. Pela primeira vez, a marca vai participar do Beer Summit, em Florianópolis, levando três cervejas, entre elas a escolhida para o Cerveja Week –  a Moscados leva o nome de um córrego de Maringá e é uma kölsch, um estilo alemão de cerveja, da cidade de Colônia. A cerveja clara de amargor médio-baixo tem a presença de lúpulos nobres alemães que trazem um toque floral delicado. A bebida pode ser encontrada no Mestre Cervejeiro até o dia 10 de agosto. 

Eden Beer: L’amant de provence – Ipa com lavanda e gengibre; La roja – Amber Lager com adição de arroz; Cordel – Hazy Ipa com adição de fubá

WhatsApp Image 2024-08-06 at 16.55.51
A Eden Beer disponibilizou três bebidas diferentes para o Cerveja Week. / Foto: Brenda Caramaschi

José Erson Grazieri, ao lado dos filhos, é dono da primeira cervejaria de Maringá, a Eden Beer, aberta em 2010. “Na época o maringaense não tinha o costume de tomar chopp, então nosso primeiro ano foi bastante difícil, mas conseguimos romper essa barreira e hoje o maringaense sabe o que é bom, o que é um produto feito com qualidade. Ele bebe menos e bebe melhor. Hoje a cidade é conhecida no Brasil todo pelos prêmios que conquista. Nós temos cervejarias que nos acompanham até fora do Brasil. Tem alemães que vêm nos visitar, dar palestras na cidade, e levam nossa cerveja, dizem que não estamos perdendo nada para eles”, conta orgulhoso. A cervejaria disponibilizou três bebidas diferentes para o Cerveja Week: a L’amant de provence é uma ipa com lavanda e gengibre, bastante aromática, a La roja  é uma amber Lager com adição de arroz para maior cremosidade e a Cordel é uma hazy ipa bem leve, com adição de fubá. “Nosso desafio é lançar sempre coisas diferentes”, diz Grazieri.

Hórus Cervejaria: Inusitada – Low Carb 

0W1A6037
Cerveja Low Carb é aposta da Hórus Cerveraria para Cerveja Week. / Foto: Divulgação

Mairon Mazini Sacchi é dono da Cervejaria Hórus, que está há seis anos no mercado. Ele se apaixonou pelo mercado cervejeiro durante uma viagem à Europa e decidiu se especializar. Há três anos a demanda pela cerveja aumentou: além do bar, na Neo Alves Martins, ele abriu uma tap house no aeroporto e no Shopping Catuaí, junto ao Pavan. O parque fabril, que antes tinha 50 metros quadrados, passou para uma nova fábrica, de mil metros quadrados, com direito a envase em lata 100% automatizado, garantindo a qualidade do produto e a segurança alimentar. A tecnologia também está presente na cerveja escolhida pelo festival. “Fizemos uma cerveja low carb, com apenas 70 calorias em um pint. Ela sofre um processo enzimático. Pegamos a Inusitada, que é a nossa cerveja mais querida, e transformamos. Ela tem muito sabor e muto aroma, junto com a leveza, para quem busca qualidade de vida”, diz. Um pint (473ml) da versão tradicional tem quase 500 calorias.  A Hórus foi eleita em 2024 a terceira melhor do Estado e o bar está, há três anos consecutivos, entre os 10% melhor avaliados no Trip Advisor no mundo. 

Sagaz: Farmhouse Saison com frutas vermelhas e Amber Lager

WhatsApp Image 2024-08-07 at 18.07.19
A cervejaria “cigana” Sagaz traz duas opções ao Cerveja Week servidas em dois bares da Avenida Herval. / Foto: Divulgação

Felipe Wosniak é cervejeiro da Sagaz, uma cervejaria cigana – a fábrica ainda está em construção – que começou a produzir há quase seis anos. Ele conta que a marca entrou no festival para ganhar mais visibilidade. “O pessoal já procurou bastante por curiosidade, por estar na promoção, e teve um pessoal rodando os bares experimentando. Teve bastante gente nova. Para a cidade é ótimo, movimenta a economia”, afirma. 

Hoje a produção da Sagaz é em torno de cinco mil litros ao mês. Para o Cerveja Week, duas bebidas foram escolhidas: a Farmhouse Saison com frutas vermelhas, que é uma cerveja de inspiração belga, leve, condimentada e refrescante, com os aromas frutados de frutas vermelhas que explodem no paladar, e a Amber Lager, bebida acobreada, leve, com aromas suaves de caramelo e lúpulos florais, equilibrando sabor com um amargor baixo. As cervejas estão disponíveis no Tap 8 e no BarbieKill, na Avenida Herval. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

SBT assombrado: filha de Silvio Santos relata aparições sobrenaturais em estúdio da emissora


Silvia Abravanel, apresentadora e filha de Silvio Santos, afirmou que um dos estúdios do SBT é mal assombrado e que…


Silvia Abravanel, apresentadora e filha de Silvio Santos, afirmou que um dos estúdios do SBT é mal assombrado e que…

GMC+

Silvio Santos: Patrícia Abravanel vai homenagear o pai no programa de domingo


Patrícia Abravanel usou suas redes sociais para contar que a próxima edição do Programa Silvio Santos, que ela comanda desde…


Patrícia Abravanel usou suas redes sociais para contar que a próxima edição do Programa Silvio Santos, que ela comanda desde…

GMC+

Estrela de ‘Star Wars’, Daisy Ridley revela doença autoimune: ‘Situação anormal’


Daisy Ridley, estrela da franquia Star Wars, anunciou o diagnóstico de Doença de Graves, uma condição autoimune que acelera batimentos…


Daisy Ridley, estrela da franquia Star Wars, anunciou o diagnóstico de Doença de Graves, uma condição autoimune que acelera batimentos…