Charles excluir Archie e Lilibet de coroação é um erro, diz expert


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
Foto: Reprodução

Uma das maiores polêmicas da coroação do rei Charles III é se o príncipe Harry e Meghan Markle irão ou não comparecer. Segundo fontes do Palácio de Buckingham, os duques de Sussex fizeram exigências para que os filhos, Archie, de 3 anos, e Lilibet Diana, com 1, participem da programação da cerimônia. Entretanto, até agora, o monarca não convidou os dois netos e, se continuar sem chamá-los, poderá causar um estrago grande, conforme avaliou a jornalista real Daniela Elser em entrevista.

De acordo com a especialista, Charles pensou em não incluir Archie e Lilibet em razão da pouca idade das crianças. Outro motivo para o rei esnobar os netos seria o fato de Harry e Meghan não integrarem mais o núcleo sênior da realeza britânica. O casal abdicou dos deveres oficiais em 2020. Para Elser, o soberano não “mostrar vontade em incluir todos os seus cinco netos em um momento tão histórico”, no entanto, tende a refletir mal para a majestade.

“O rei deixou de seus netos, o príncipe Archie e a princesa Lilibet, fora de seus planos de coroação. E isso é um grande erro”, sustentou Daniela Elser em um artigo escrito para o portal australiano news.com.au. A comentarista de questões da dinastia Windsor acrescentou: “Excluir Archie e Lili de todo o evento de três dias representa uma espécie de zombaria”.

No ponto de vista da expert, Charles se negar a convidar os netos só aumentará a rixa entre a família real e os duques de Sussex: “Ao deixar os dois fora dos planos de coroação, sua majestade está praticamente garantindo que a atual divisão entre Londres e Montecito [bairro onde Harry e Meghan moram nos Estados Unidos] se torne ainda mais profundamente entrincheirada — e que dure por gerações.”

Leia a reportagem completa em Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile